Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação aumentativa/alternativa em alunos com paralisia cerebral no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorFreixo, Ana Rita Grácio
dc.date.accessioned2013-07-24T10:05:51Z
dc.date.available2013-07-24T10:05:51Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractO conceito de inclusão é explorado em diferentes contextos e situações. No âmbito da educação ganha especial relevância uma vez que surge num contexto favorável à criação de cidadãos responsáveis e solidários. Nas escolas é comum existirem alunos com diferentes níveis, com diferentes dificuldades. Os métodos de ensino utilizados nem sempre são os mais adequados para todos. O que pode resultar com um aluno não quer dizer que esteja a ajudar o outro a ter sucesso. Uma escola inclusiva preocupa-se com isso mesmo, com a inclusão. Mas é uma inclusão em todos os aspetos, não se trata de incluir apenas por estar presente, mas sim incluir, partilhar, cooperar, existir uma relação de duplo sentido. Uns aprendem com os outros. E aprender em conjunto faz com que os alunos cresçam não só intelectualmente e academicamente, mas também a nível pessoal e social. Neste trabalho explora-se a inclusão e o sucesso de alunos com Paralisia Cerebral em turmas do 1º ciclo do ensino regular associados ao recurso a instrumentos de Comunicação Aumentativa/Alternativa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4575
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação alternativapor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.titleA importância da comunicação aumentativa/alternativa em alunos com paralisia cerebral no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESEMESTRADO.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: