Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de inclusão é explorado em diferentes contextos e situações. No âmbito da
educação ganha especial relevância uma vez que surge num contexto favorável à criação
de cidadãos responsáveis e solidários.
Nas escolas é comum existirem alunos com diferentes níveis, com diferentes
dificuldades. Os métodos de ensino utilizados nem sempre são os mais adequados para
todos. O que pode resultar com um aluno não quer dizer que esteja a ajudar o outro a ter
sucesso.
Uma escola inclusiva preocupa-se com isso mesmo, com a inclusão. Mas é uma
inclusão em todos os aspetos, não se trata de incluir apenas por estar presente, mas sim
incluir, partilhar, cooperar, existir uma relação de duplo sentido.
Uns aprendem com os outros. E aprender em conjunto faz com que os alunos cresçam
não só intelectualmente e academicamente, mas também a nível pessoal e social.
Neste trabalho explora-se a inclusão e o sucesso de alunos com Paralisia Cerebral em
turmas do 1º ciclo do ensino regular associados ao recurso a instrumentos de Comunicação
Aumentativa/Alternativa.
Description
Keywords
Comunicação alternativa Paralisia cerebral Integração escolar