| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 844.47 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o impacto das avaliações externas nas
práticas pedagógicas e na gestão escolar das escolas municipais de Bernardo do Mearim. Para
isso, foram utilizados diferentes instrumentos de coleta e análise de dados, como observações
em campo, entrevistas semiestruturadas, questionários aplicados a gestores e professores, além
de leituras bibliográficas e acadêmicas.
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com apoio de dados quantitativos, buscando
compreender como as avaliações externas influenciam o planejamento, a tomada de decisões e
a organização das atividades escolares.
A triangulação das fontes de dados permitiu uma análise mais abrangente, destacando
percepções, desafios e possibilidades relacionados ao uso dos resultados das avaliações
externas no cotidiano escolar. Os resultados evidenciam a necessidade de uma reflexão crítica
sobre o papel dessas avaliações na promoção da qualidade da educação pública municipal.
Description
Keywords
avaliação gestão escola ensino educação
