Repository logo
 
Publication

Construção do sentimento de pertença em comunidades de fãs online de eSports

dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo Barradas
dc.contributor.authorPereira, Tatiana Filipa da Costa
dc.date.accessioned2025-11-17T15:53:51Z
dc.date.available2025-11-17T15:53:51Z
dc.date.issued2025-10
dc.description.abstractNos últimos anos, os eSports afirmaram-se como um fenómeno cultural e económico global, originando comunidades de fãs digitais altamente envolvidas. Esta dissertação investiga de que forma o sentimento de pertença é construído e mantido nas comunidades online de fãs de eSports, com ênfase nas estratégias de comunicação digital adotadas pelas equipas. Para tal, foi utilizada uma metodologia mista, que combina um inquérito por questionário (n=151) com uma análise netnográfica centrada na equipa portuguesa SAW (Stay A Warrior), durante dois momentos competitivos distintos. Os resultados evidenciam que a participação em rituais simbólicos, o uso de linguagem e símbolos próprios da comunidade, a identificação nacional e a perceção positiva da comunicação da equipa são fatores cruciais para o fortalecimento do sentimento de pertença. Embora o tempo de envolvimento com os eSports não tenha revelado correlação estatisticamente significativa, observou-se uma forte intensidade emocional nas interações, marcada por práticas de defesa da tribo e expressões simbólicas de lealdade. Este estudo contribui para a compreensão do marketing tribal no contexto digital, oferecendo insights relevantes para organizações de eSports que desejem promover comunidades coesas, emocionalmente ligadas e altamente participativas.por
dc.description.abstractNos últimos anos, os eSports afirmaram-se como um fenómeno cultural e económico global, originando comunidades de fãs digitais altamente envolvidas. Esta dissertação investiga de que forma o sentimento de pertença é construído e mantido nas comunidades online de fãs de eSports, com ênfase nas estratégias de comunicação digital adotadas pelas equipas. Para tal, foi utilizada uma metodologia mista, que combina um inquérito por questionário (n=151) com uma análise netnográfica centrada na equipa portuguesa SAW (Stay A Warrior), durante dois momentos competitivos distintos. Os resultados evidenciam que a participação em rituais simbólicos, o uso de linguagem e símbolos próprios da comunidade, a identificação nacional e a perceção positiva da comunicação da equipa são fatores cruciais para o fortalecimento do sentimento de pertença. Embora o tempo de envolvimento com os eSports não tenha revelado correlação estatisticamente significativa, observou-se uma forte intensidade emocional nas interações, marcada por práticas de defesa da tribo e expressões simbólicas de lealdade. Este estudo contribui para a compreensão do marketing tribal no contexto digital, oferecendo insights relevantes para organizações de eSports que desejem promover comunidades coesas, emocionalmente ligadas e altamente participativas.eng
dc.identifier.tid204050375
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59832
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjecteSports
dc.subjectMarketing tribal
dc.subjectSentimento de pertença
dc.subjectComunidades online
dc.subjectEngagement
dc.subjectNetnografia
dc.titleConstrução do sentimento de pertença em comunidades de fãs online de eSports
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Inovação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2025.06.17.Dissertacao-Tatiana-Pereira-Documento-Final.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2025.06.16.Capa-Dissertacao-Tatiana-Pereira.pdf
Size:
186.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: