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Authors
Abstract(s)
O comportamento do consumidor é uma área de investigação multidisciplinar que
examina o processo através do qual os indivíduos tomam decisões de compra, utilizam e
descartam produtos e serviços. A lealdade à marca, sendo um aspeto importante do
comportamento do consumidor, descreve a tendência dos consumidores para comprarem
consistentemente produtos ou serviços de determinadas marcas, mesmo quando existem
opções alternativas. O etnocentrismo é a tendência de um indivíduo para percecionar a
sua própria cultura ou grupo étnico como sendo superior aos outros. Vários fatores, como
o etnocentrismo e a felicidade do consumidor, podem influenciar a lealdade à marca.
O presente estudo procura validar a influência do etnocentrismo e da felicidade do
consumidor na lealdade à marca. O principal objetivo desta investigação é examinar os
fatores que contribuem para a felicidade do consumidor no desenvolvimento da lealdade
à marca, e compreender como estes fatores têm impacto nas diferentes dimensões da vida
do consumidor. Pretende-se então investigar os aspetos que parecem ser cruciais na
formação de uma ligação emocional robusta entre a cerveja Super Bock e os seus
consumidores.
A revisão da literatura engloba os principais tópicos abordados nesta dissertação, que são
o etnocentrismo, a imagem de marca, a pleasant life, a engagement life, a meaningful life,
a felicidade do consumidor, a satisfação do consumidor e a lealdade à marca.
Para realizar o estudo, foi criado um modelo conceptual e foram formadas onze hipóteses.
Estas hipóteses são testadas na parte empírica desta dissertação através de um inquérito
por questionário. O inquérito foi distribuído online através das redes sociais e correio
eletrónico. Foi realizado um inquérito com uma amostra de 213 respondentes para avaliar
os fatores que influenciam a lealdade à marca, especificamente com a marca Super Bock.
Os resultados indicam que o etnocentrismo afeta positivamente a imagem da marca. Já a
imagem da marca tem um impacto positivo na pleasant life, na engagement life, e na
meaningful life. A felicidade do consumidor é influenciada pela pleasant life, a
engagement life, a meaningful life, bem como pela satisfação do consumidor. No que diz
respeito à lealdade à marca, realça-se que esta é impactada positivamente pelo
etnocentrismo, pela felicidade do consumidor e pela imagem da marca.
Description
Keywords
Etnocentrismo Felicidade do consumidor Lealdade à marca Imagem da marca Satisfação do consumidor