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O papel do etnocentrismo e da felicidade do consumidor na lealdade à marca: o caso da Super Bock

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O comportamento do consumidor é uma área de investigação multidisciplinar que examina o processo através do qual os indivíduos tomam decisões de compra, utilizam e descartam produtos e serviços. A lealdade à marca, sendo um aspeto importante do comportamento do consumidor, descreve a tendência dos consumidores para comprarem consistentemente produtos ou serviços de determinadas marcas, mesmo quando existem opções alternativas. O etnocentrismo é a tendência de um indivíduo para percecionar a sua própria cultura ou grupo étnico como sendo superior aos outros. Vários fatores, como o etnocentrismo e a felicidade do consumidor, podem influenciar a lealdade à marca. O presente estudo procura validar a influência do etnocentrismo e da felicidade do consumidor na lealdade à marca. O principal objetivo desta investigação é examinar os fatores que contribuem para a felicidade do consumidor no desenvolvimento da lealdade à marca, e compreender como estes fatores têm impacto nas diferentes dimensões da vida do consumidor. Pretende-se então investigar os aspetos que parecem ser cruciais na formação de uma ligação emocional robusta entre a cerveja Super Bock e os seus consumidores. A revisão da literatura engloba os principais tópicos abordados nesta dissertação, que são o etnocentrismo, a imagem de marca, a pleasant life, a engagement life, a meaningful life, a felicidade do consumidor, a satisfação do consumidor e a lealdade à marca. Para realizar o estudo, foi criado um modelo conceptual e foram formadas onze hipóteses. Estas hipóteses são testadas na parte empírica desta dissertação através de um inquérito por questionário. O inquérito foi distribuído online através das redes sociais e correio eletrónico. Foi realizado um inquérito com uma amostra de 213 respondentes para avaliar os fatores que influenciam a lealdade à marca, especificamente com a marca Super Bock. Os resultados indicam que o etnocentrismo afeta positivamente a imagem da marca. Já a imagem da marca tem um impacto positivo na pleasant life, na engagement life, e na meaningful life. A felicidade do consumidor é influenciada pela pleasant life, a engagement life, a meaningful life, bem como pela satisfação do consumidor. No que diz respeito à lealdade à marca, realça-se que esta é impactada positivamente pelo etnocentrismo, pela felicidade do consumidor e pela imagem da marca.

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Etnocentrismo Felicidade do consumidor Lealdade à marca Imagem da marca Satisfação do consumidor

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