Repository logo
 
Publication

Os conselhos de turma

dc.contributor.advisorSilva, Cristina Maria Gomes da
dc.contributor.authorBrites, Tânia Filipa Correia
dc.date.accessioned2016-12-15T15:18:24Z
dc.date.available2016-12-15T15:18:24Z
dc.date.issued2016-12
dc.date.submitted2016-12
dc.description.abstractO presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.pt_PT
dc.description.abstractThis research dissertation incomes on the conclusion do the Pre-School and Elementary School Master Degree. Our main issue came out of the flowing question: “May Classroom Council’s activities turn students more responsible, participant and autonomous?”, and our analyses was centered on six Classroom Councils. The theoretical frame immerges some fundamental concepts for this issue´s analysis, as responsibility, participation and autonomy, as well as the main definition of Classroom Council and its main importance. For this research dissertation we used a method based in the qualitative research, as it has a lot in common with research-action methodology. The data collection on this dissertation was the participant-observation, the notes taken during all the six 2nd grade of Elementary School Classroom Councils’ I performed and, finally the content analysis. The analysis to the notes taken on the Classroom Councils allowed to determine that during my permanency period on this Classroom where I’ve performed these Councils, there was a great students’ evolution as the previously stipulated skills had been acquired.pt_PT
dc.identifier.tid201605120
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16827
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectConselhos de turmapt_PT
dc.subjectObservação-participantespt_PT
dc.subjectNotas de campopt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.subjectClassroom councilpt_PT
dc.subjectParticipant-observationpt_PT
dc.subjectFields notespt_PT
dc.subjectContent analysispt_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleOs conselhos de turmapt_PT
dc.title.alternativeuma forma de responsabilidade e participaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Tânia Versão final.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: