Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os conselhos de turma

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Tânia Versão final.pdf1.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.
This research dissertation incomes on the conclusion do the Pre-School and Elementary School Master Degree. Our main issue came out of the flowing question: “May Classroom Council’s activities turn students more responsible, participant and autonomous?”, and our analyses was centered on six Classroom Councils. The theoretical frame immerges some fundamental concepts for this issue´s analysis, as responsibility, participation and autonomy, as well as the main definition of Classroom Council and its main importance. For this research dissertation we used a method based in the qualitative research, as it has a lot in common with research-action methodology. The data collection on this dissertation was the participant-observation, the notes taken during all the six 2nd grade of Elementary School Classroom Councils’ I performed and, finally the content analysis. The analysis to the notes taken on the Classroom Councils allowed to determine that during my permanency period on this Classroom where I’ve performed these Councils, there was a great students’ evolution as the previously stipulated skills had been acquired.

Description

Keywords

1º Ciclo do ensino básico Conselhos de turma Observação-participantes Notas de campo Análise de conteúdo Elementary school Classroom council Participant-observation Fields notes Content analysis Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue