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Comunicação sustentável no contexto do regulamento EUDR: perceções e comportamentos dos consumidores entre gerações X, Y e Z

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A sustentabilidade é cada vez mais central na definição das estratégias empresariais em resposta a novas exigências sociais e regulatórias. Esta dissertação analisa como a comunicação da sustentabilidade molda as perceções e os comportamentos dos consumidores no âmbito do EUDR, comparando as gerações X, Y e Z. Recorreu-se a focus groups e análise de conteúdo assistida por software NVivo para identificar barreiras, critérios de credibilidade e preferências de mensagem e canal. Os resultados apontam para três papéis comunicacionais: técnico-informativo, educativo e promocional. O papel técnico-informativo surge como dominante em todas as gerações, embora X e Z sublinhem que informação sem literacia ambiental tem impacto limitado. Os contributos teóricos incluem: (i) a proposta de um enquadramento tridimensional da comunicação sustentável aplicado ao EUDR; (ii) a clarificação das diferenças intergeracionais na receção da informação; e (iii) a integração da regulação como alavanca estratégica de comunicação. Em termos práticos, recomenda-se transparência verificável (rastreabilidade, rotulagem clara, QR codes), complementada por literacia ambiental e storytelling ancorados em evidências técnicas e práticas corporativas reais. Conclui-se que a eficácia comunicacional resulta da articulação entre dimensões técnico-informativas, educativas e promocionais, cuja integração fortalece a confiança e a adoção de práticas de consumo mais responsáveis.

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EUDR Comunicação sustentável Gerações X/Y/Z Comportamento do consumidor Papéis da comunicação

Pedagogical Context

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