Repository logo
 
Publication

A influência da aromatização na satisfação e lealdade do consumidor no setor hoteleiro: o caso do Hotel Moliceiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Pedro
dc.contributor.authorMadureira, Isabel
dc.date.accessioned2016-11-10T18:41:17Z
dc.date.available2016-11-10T18:41:17Z
dc.date.issued2013-09-19
dc.description.abstractA criação de experiências de consumo é vital em Hotelaria e Turismo, para atrair e manter hóspedes. Uma das ferramentas que tem grande potencialidade é a abordagem sensorial, tão intrínseca ao setor, mas que pode ser potenciada quando usada de forma estratégica. Este estudo investiga a influência da utilização de aromatização na atmosfera do Hotel Moliceiro no Humor dos hóspedes e em última análise na Satisfação e Lealdade. Foi conduzido um inquérito aos hóspedes desta unidade hoteleira para aferir como o aroma usado é caraterizado, qual o Humor na presença do aroma e quais os índices de Satisfação e comportamentos leais como a Intenção de Recomendar e a Intenção de Regressar. Os resultados mostram que a dimensão Prazer do Estado de Espírito dos hóspedes influencia a Satisfação e a Lealdade. Já a Excitação não é tão relevante como o Prazer. Os resultados também reforçam estudos prévios verificando-se que a Satisfação influencia a Lealdade. Este estudo permite concluir que a utilização de um aroma prazeroso na atmosfera de um hotel traz benefícios a este através de altos níveis de Satisfação e Lealdade, dois grandes objetivos estratégicos de uma unidade hoteleira. Revela também um aspeto a ter em conta na experiência global que se pretende proporcionar ao hóspede.pt_PT
dc.identifier.tid201148242pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15354
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing experiencialpt_PT
dc.subjectMarketing sensorialpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectSetor hoteleiropt_PT
dc.titleA influência da aromatização na satisfação e lealdade do consumidor no setor hoteleiro: o caso do Hotel Moliceiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
isabel_madureira.pdf
Size:
3.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: