Browsing by Issue Date, starting with "2013-09-19"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A influência da aromatização na satisfação e lealdade do consumidor no setor hoteleiro: o caso do Hotel MoliceiroPublication . Madureira, Isabel; Ferreira, PedroA criação de experiências de consumo é vital em Hotelaria e Turismo, para atrair e manter hóspedes. Uma das ferramentas que tem grande potencialidade é a abordagem sensorial, tão intrínseca ao setor, mas que pode ser potenciada quando usada de forma estratégica. Este estudo investiga a influência da utilização de aromatização na atmosfera do Hotel Moliceiro no Humor dos hóspedes e em última análise na Satisfação e Lealdade. Foi conduzido um inquérito aos hóspedes desta unidade hoteleira para aferir como o aroma usado é caraterizado, qual o Humor na presença do aroma e quais os índices de Satisfação e comportamentos leais como a Intenção de Recomendar e a Intenção de Regressar. Os resultados mostram que a dimensão Prazer do Estado de Espírito dos hóspedes influencia a Satisfação e a Lealdade. Já a Excitação não é tão relevante como o Prazer. Os resultados também reforçam estudos prévios verificando-se que a Satisfação influencia a Lealdade. Este estudo permite concluir que a utilização de um aroma prazeroso na atmosfera de um hotel traz benefícios a este através de altos níveis de Satisfação e Lealdade, dois grandes objetivos estratégicos de uma unidade hoteleira. Revela também um aspeto a ter em conta na experiência global que se pretende proporcionar ao hóspede.
- Turismo médico: uma oportunidade para o Norte de PortugalPublication . Antelo, Fernando; Conde, RosaSegundo a Organização Mundial do Turismo um número crescente de destinos turísticos, investiram no desenvolvimento do turismo, transformando o turismo moderno no fator chave do progresso socioeconómico, através do retorno de receitas de divisas, da criação de emprego e empresas e desenvolvimento das infra-estruturas. Contudo, turismo médico é fenómeno pouco conhecido e ainda não suficientemente estudado. O turismo médico decerto se irá desenvolver considerando o crescimento da taxa de envelhecimento da população, dos progressos tecnológicos e cirúrgicos. O efeito da globalização em muitos países, apresenta-se sob o fantasma do défice da Segurança Social e a reorganização dos sistemas de saúde públicos e privados. O desafio que Portugal enfrenta, será a criação de condições adequadas para promover através do Marketing Mix e esforço promocional eficientes. Apresentamos assim um estudo exploratório tendo usado o método qualitativo de pesquisa. Através da técnica de entrevista em profundidade a Administradores Hospitalares do Norte do país, relatamos os resultados da análise efetuada.
- Contrafação ou a motivação que nos conduzPublication . Santos, Claudino; Ferreira, PedroO estudo presente procura responder à questão pela qual o consumidor adere à compra dos produtos contrafeitos, levando essencialmente a identificar as suas motivações e o seu grau de satisfação. A metodologia central do estudo terá um carácter qualitativo, assentando na aplicação de uma entrevista semi-estruturada de carácter exploratório, focada no público que já tenha adquirido ou adquira produtos contrafeitos. A pesquisa segundo a metodologia qualitativa, vai proporcionar melhor visão e compreensão do contexto do problema (Malhotra, 2001), a qual será suposto proporcionar uma visão mais rica sobre o tema, assim como permitir que os respondentes, perante um estímulo semi-estruturado, projetem as suas emoções, motivações, valores e atitudes. Para o efeito, vão ser privilegiados potenciais compradores de produtos contrafeitos residentes em redor da cidade do Porto. Este estudo recairá unicamente sobre vestuário e acessórios, sendo suposto que essa compra proporcione ao consumidor um grau de satisfação tal não conducente à dissonância. Para efeito de aplicabilidade da entrevista semi-estruturada, será tida em linha de conta a satisfação, o preço, a imagem, o conteúdo de moda percebido e a durabilidade do produto.
- Energy Calibration and Resolution of the CMS Electromagnetic Calorimeter in $pp$ Collisions at $\sqrt{s} = 7$ TeVPublication . CMS collaboration (2203 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Calpas, Betty; Almeida, Nuno; Bargassa, Pedrame; David Tinoco Mendes, Andre; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoThe energy calibration and resolution of the electromagneticcalorimeter (ECAL) of the CMS detector have been determined usingproton-proton collision data from LHC operation in 2010 and 2011 at acentre-of-mass energy of √s = 7 TeV with integrated luminositiesof about 5\fbinv.Crucial aspects of detector operation, such as the environmentalstability, alignment, and synchronization, are presented. The in-situcalibration procedures are discussed in detail and include themaintenance of the calibration in the challenging radiationenvironment inside the CMS detector. The energy resolution forelectrons from Z-boson decays is better than 2% in the centralregion of the ECAL barrel (for pseudorapidity |η| < 0.8) and is2–5% elsewhere. The derived energy resolution for photons from125 GeV Higgs boson decays varies across the barrel from 1.1% to2.6% and from 2.2% to 5% in the endcaps. The calibration of theabsolute energy is determined from Z→e+e− decays to aprecision of 0.4% in the barrel and 0.8% in the endcaps.
- A influência da aromatização no estado de espírito e perceção do tempo: o caso do Hospital da ArrábidaPublication . Afonso, Joana; Ferreira, PedroO ser humano experiencia o mundo através dos sentidos, tendo o olfato um papel de influência particular uma vez que envia mensagens de forma direta e imediata para o sistema límbico, responsável pela parte emocional do cérebro. Através da realização de uma experiência piloto num hospital português, propõe-se estudar a influência da aromatização nos estados de espírito e perceção do tempo dos clientes (com base nos resultados dos questionários). A escolha do aroma deu-se através da realização de dois focus groups (FG’s) a colaboradores e clientes do hospital. O aroma marine fresh foi o escolhido para a experiência de aromatização por ser agradável, transmitir serenidade e calma. O trabalho de campo ocorreu na sala de espera principal do hospital durante duas semanas: na primeira, a sala não estava aromatizada (grupo de controlo), sendo que na segunda foi difundido o aroma escolhido (grupo experimental). As diferenças semanais relativas ao estado de espírito e perceção do tempo foram analisadas assim como o impacto do aroma nos clientes expostos à aromatização. Os resultados apontam no sentido do aroma promover estados de espírito mais positivos, uma vez que na semana aromatizada os indivíduos se sentem mais calmos e relaxados. Além disso, quem indica a presença do aroma sente-se mais feliz, satisfeito e alegre. Já as perceções do tempo são no geral subestimadas. A relação destas com os estados de espírito não é estatisticamente significativa. Conclui-se também que perante o aroma há diferenças nos estados de espírito entre homens e mulheres e ainda conforme a idade dos pacientes. Este estudo pretende ser um ponto de partida para um maior e melhor conhecimento e pesquisa sobre marketing olfativo – um complemento positivo para o bem-estar dos pacientes.