Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência da aromatização na satisfação e lealdade do consumidor no setor hoteleiro: o caso do Hotel Moliceiro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
isabel_madureira.pdf3.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A criação de experiências de consumo é vital em Hotelaria e Turismo, para atrair e manter hóspedes. Uma das ferramentas que tem grande potencialidade é a abordagem sensorial, tão intrínseca ao setor, mas que pode ser potenciada quando usada de forma estratégica. Este estudo investiga a influência da utilização de aromatização na atmosfera do Hotel Moliceiro no Humor dos hóspedes e em última análise na Satisfação e Lealdade. Foi conduzido um inquérito aos hóspedes desta unidade hoteleira para aferir como o aroma usado é caraterizado, qual o Humor na presença do aroma e quais os índices de Satisfação e comportamentos leais como a Intenção de Recomendar e a Intenção de Regressar. Os resultados mostram que a dimensão Prazer do Estado de Espírito dos hóspedes influencia a Satisfação e a Lealdade. Já a Excitação não é tão relevante como o Prazer. Os resultados também reforçam estudos prévios verificando-se que a Satisfação influencia a Lealdade. Este estudo permite concluir que a utilização de um aroma prazeroso na atmosfera de um hotel traz benefícios a este através de altos níveis de Satisfação e Lealdade, dois grandes objetivos estratégicos de uma unidade hoteleira. Revela também um aspeto a ter em conta na experiência global que se pretende proporcionar ao hóspede.

Description

Keywords

Marketing experiencial Marketing sensorial Satisfação Lealdade Setor hoteleiro

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License