Repository logo
 
Publication

Relações de amizade numa sala de 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVale, Paulo
dc.contributor.authorFernandes, Sara
dc.date.accessioned2016-12-06T20:40:43Z
dc.date.available2016-12-06T20:40:43Z
dc.date.issued2015-02-19
dc.description.abstractPara encontrar o sentido da palavra, para descobrir a sua importância no desenvolvimento da pessoa ou para compreender as relações interpessoais, ao longo dos tempos foram realizados vários estudos sobre a amizade, com resultados que convergem para o fato de a amizade ser considerada uma das necessidades fundamentais à existência do homem. Perante esta realidade, o presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico baseia-se numa investigação que tem como objetivo compreender as relações de amizade no grupo de crianças do 1º ano da EB1 Sá de Miranda, Oeiras. A investigação foi apoiada numa metodologia qualitativa e realizada sob observação contínua em campo de estágio, a partir da interação entre o investigador e os sujeitos de estudo. Com base nessa observação participante foram registadas Notas de Campo que, posteriormente, foram analisadas e interpretadas criando-se, para isso, categorias. Para compreender a forma como as crianças estabelecem relações de amizade, surgiram duas categorias: Fatores que permitem estabelecer relações de amizade, Comportamentos das crianças que permitem estabelecer relações de amizade. Na primeira categoria foram identificados três Fatores: género, partilha de espaço e tempo na sala de aula, interesses comuns. Na segunda categoria pertencem cinco Comportamentos das crianças: brincar, ajudar, conversar e pedir desculpa, estar presente, expressar os sentimentos pelo outro. Para complementar a observação foram realizadas Entrevistas. A análise das informações colecionadas a partir deste instrumento de recolha de dados permitiu descobrir o que as crianças mais valorizam numa relação de amizade. Pela análise dessas informações retémse que os alunos privilegiam o brincar na construção de relações de amizade. Na última fase de análise e interpretação dos dados, as informações das Notas de Campo e das Entrevistas foram correlacionadas, permitindo concluir que os comportamentos das crianças em estudo correspondem ao conceito de amizade que cada uma enunciou.pt_PT
dc.identifier.tid201356244pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16591
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectComportamento das Criançaspt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectAfetospt_PT
dc.titleRelações de amizade numa sala de 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FERNANDES Sara dez2014.pdf
Size:
8.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: