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Relações de amizade numa sala de 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vale, Paulo | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sara | |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T20:40:43Z | |
dc.date.available | 2016-12-06T20:40:43Z | |
dc.date.issued | 2015-02-19 | |
dc.description.abstract | Para encontrar o sentido da palavra, para descobrir a sua importância no desenvolvimento da pessoa ou para compreender as relações interpessoais, ao longo dos tempos foram realizados vários estudos sobre a amizade, com resultados que convergem para o fato de a amizade ser considerada uma das necessidades fundamentais à existência do homem. Perante esta realidade, o presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico baseia-se numa investigação que tem como objetivo compreender as relações de amizade no grupo de crianças do 1º ano da EB1 Sá de Miranda, Oeiras. A investigação foi apoiada numa metodologia qualitativa e realizada sob observação contínua em campo de estágio, a partir da interação entre o investigador e os sujeitos de estudo. Com base nessa observação participante foram registadas Notas de Campo que, posteriormente, foram analisadas e interpretadas criando-se, para isso, categorias. Para compreender a forma como as crianças estabelecem relações de amizade, surgiram duas categorias: Fatores que permitem estabelecer relações de amizade, Comportamentos das crianças que permitem estabelecer relações de amizade. Na primeira categoria foram identificados três Fatores: género, partilha de espaço e tempo na sala de aula, interesses comuns. Na segunda categoria pertencem cinco Comportamentos das crianças: brincar, ajudar, conversar e pedir desculpa, estar presente, expressar os sentimentos pelo outro. Para complementar a observação foram realizadas Entrevistas. A análise das informações colecionadas a partir deste instrumento de recolha de dados permitiu descobrir o que as crianças mais valorizam numa relação de amizade. Pela análise dessas informações retémse que os alunos privilegiam o brincar na construção de relações de amizade. Na última fase de análise e interpretação dos dados, as informações das Notas de Campo e das Entrevistas foram correlacionadas, permitindo concluir que os comportamentos das crianças em estudo correspondem ao conceito de amizade que cada uma enunciou. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201356244 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16591 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Comportamento das Crianças | pt_PT |
dc.subject | Amizade | pt_PT |
dc.subject | Afetos | pt_PT |
dc.title | Relações de amizade numa sala de 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |