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A PRÁTICA DA NÃO RETENÇÃO ESCOLAR: Dificuldades e Avanços na Busca do Sucesso Escolar do Ensino Fundamental da Rede Pública de Marabá - Pará – Brasil

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Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções, expectativas e estratégias pedagógicas adotadas por professores e gestores da rede pública municipal de Marabá–PA, nos anos iniciais do ensino fundamental, frente à política de não retenção escolar, bem como os impactos dessa prática nas trajetórias escolares de alunos de camadas populares. A investigação adotou uma abordagem metodológica mista, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas aplicados a professores, coordenadores, gestores, técnicos da SEMED e pais de alunos, além da análise de conteúdo sistematizada. Os resultados evidenciam que a política de não retenção ainda gera insegurança e controvérsia entre os educadores, que muitas vezes a compreendem como uma medida desarticulada do processo real de ensino-aprendizagem. Embora alguns professores relatem estratégias de recomposição de aprendizagens e planejamento adaptado, há falta de apoio institucional, recursos didáticos e formação continuada adequados. Os dados também revelam a fragilidade da atuação da Secretaria Municipal de Educação no que tange à comunicação de suas ações, ausência de monitoramento sistemático dos projetos e limitação dos investimentos voltados à permanência escolar. As percepções dos pais, conforme os gráficos analisados, reforçam a preocupação com a queda na qualidade do ensino, perda de motivação dos alunos e ausência de impacto efetivo da não retenção na aprendizagem. Apesar de reconhecerem a intenção inclusiva da política, a maioria a considera ineficaz por não garantir o domínio dos conteúdos. Essa constatação se alinha à hipótese de que a não retenção, sem acompanhamento pedagógico efetivo, pode contribuir para a exclusão simbólica dos estudantes mais vulneráveis. Conclui-se que, para que a não retenção cumpra sua função de inclusão e sucesso escolar, é necessário articular políticas públicas estruturantes, com investimentos contínuos, formação docente qualificada e participação ativa da comunidade escolar. A pesquisa aponta ainda para a necessidade de novas investigações sobre as relações entre políticas de avaliação, desigualdade educacional e qualidade do ensino nas redes públicas brasileiras.

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gestão escolar ensino educação sucesso escola

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