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A propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básico

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.authorGuiomar, Joana de Matos
dc.date.accessioned2022-03-02T10:48:52Z
dc.date.available2022-03-02T10:48:52Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste relatório final foi concebido para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e baseia-se na prática letiva em modalidade de estágio curricular ao longo dos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018. Durante a Prática Educativa II, após o período de observação, senti a necessidade de reorganizar os conteúdos estipulados no manual de Ciências Naturais do 5º ano, em vigor na escola onde estava a decorrer o meu estágio curricular durante o ano letivo 2017/2018. Quando imaginamos um Manual Escolar, deparamo-nos com uma imagem muito própria de um livro encapado onde podemos consultar os diversos conteúdos respeitantes às inúmeras disciplinas que temos durante o nosso percurso escolar. É, sem dúvida, um tipo de livro enraizado na educação das crianças e jovens ao redor do mundo. Para que este material possa constar nas escolas portuguesas tem de passar por uma avaliação didático-pedagógica por parte de investigadores/as especializados/as nas disciplinas e ciclos de ensino e só posteriormente a este processo pode ser integrado nas escolas através de um processo de apreciação, adoção e seleção. A utilização destes materiais didáticos deve ser consciente e planeada. Encontrar o Manual Escolar que se adapte perfeitamente a uma turma de alunos/as é uma utopia e, portanto, independentemente da aproximação do manual a esta realidade, é de extrema relevância que os/as docentes possam refletir as suas práticas para as ajustar aos contextos educativos em que a sua turma se encontra. Foi neste sentido que surgiu a necessidade de reorganizar a ordem dos conteúdos abordados numa das minhas intervenções durante a Prática Educativa II e de onde advém as duas questões de partida deste estudo. Durante este relatório faço a análise do Manual Escolar em duas vertentes distintas: a primeira de acordo com a forma como este chega às mãos dos/as nossos/as docentes e alunos/as e a segunda relacionando a ordem programática do manual com aquela que, segundo a minha reflexão, seria a mais adequada para aquela turma específica. Com este estudo, consigo concluir que, mesmo com um excelente Manual Escolar, de acordo com os parâmetros de apreciação dos mesmos, um/uma docente deve sempre questionar-se acerca da sua prática e adaptar as suas aulas à sua turma.pt_PT
dc.identifier.tid202945928pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39590
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectManual Escolarpt_PT
dc.subjectLegislação sobre Manual Escolarpt_PT
dc.subjectAnálise do Manual Escolar de Ciências Naturais do 2º CEBpt_PT
dc.titleA propósito do manual escolar de ciências naturais… sua análise e uso na prática letiva do 2º ciclo de ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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