Publication
Realização duma Cantata de Natal: aprendizagens e dinâmicas escolares
| dc.contributor.advisor | Godinho, José Carlos | |
| dc.contributor.author | Pignatelli, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2018-11-16T15:51:19Z | |
| dc.date.available | 2018-11-16T15:51:19Z | |
| dc.date.issued | 2014-04 | |
| dc.date.submitted | 2018-11 | |
| dc.description.abstract | O presente documento relata um projeto educativo desenvolvido no externato “O Baloiço”, sito na Reboleira, que consistiu na realização duma Cantata de Natal a cargo de um coro e orquestra de escola compostos por adultos e crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A presidir à conceção e concretização do projeto educativo esteve um encadeado de pressupostos teóricos suportados em perspetivas colhidas de diferentes pedagogos e autores especializados no Ensino da Música. Tais pressupostos abrangem os planos das aprendizagens musicais (o ensino democrático da música assente no “fazer música” e numa “prática variada” e o valor musical e social do espetáculo musical), das aprendizagens sociais (os reflexos positivos do ensino da música na perceção de si próprio e do outro) e das dinâmicas escolares (a importância do envolvimento da comunidade escolar). O projeto educativo decorreu associado a um projeto de investigação que visava analisar quais as aprendizagens e dinâmicas escolares geradas pela constituição de um coletivo musical com a configuração atrás referida. A interpretação dos dados recolhidos no âmbito desta investigação apontaram, inter alia, para uma série de aprendizagens musicais técnicas, expressivas e formais, para o incremento da autoestima, da disciplina de trabalho em grupo e da coesão intergeracional e familiar e ainda para a valorização da imagem social da escola e o reforço da vida cultural da comunidade escolar. A apresentação destes resultados, legitima, no meu entender o reconhecimento da validade da música de conjunto no 1.º CEB, do potencial educativo de repertório complexo para o 1.º CEB, dos benefícios educativos do equilíbrio entre prazer e esforço e ainda do espetáculo musical e do envolvimento familiar e comunitário como valorizadores da educação musical no ensino “genérico”. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201682346 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24890 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.title | Realização duma Cantata de Natal: aprendizagens e dinâmicas escolares | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Musical no ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 5 of 51
Loading...
- Name:
- Realização duma Cantata de Natal - Dinâmicas de aprendizagem e dinâmicas escolares_.pdf
- Size:
- 780.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Questionário1 001.jpg
- Size:
- 233.08 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
