Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Realização duma Cantata de Natal: aprendizagens e dinâmicas escolares

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente documento relata um projeto educativo desenvolvido no externato “O Baloiço”, sito na Reboleira, que consistiu na realização duma Cantata de Natal a cargo de um coro e orquestra de escola compostos por adultos e crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A presidir à conceção e concretização do projeto educativo esteve um encadeado de pressupostos teóricos suportados em perspetivas colhidas de diferentes pedagogos e autores especializados no Ensino da Música. Tais pressupostos abrangem os planos das aprendizagens musicais (o ensino democrático da música assente no “fazer música” e numa “prática variada” e o valor musical e social do espetáculo musical), das aprendizagens sociais (os reflexos positivos do ensino da música na perceção de si próprio e do outro) e das dinâmicas escolares (a importância do envolvimento da comunidade escolar). O projeto educativo decorreu associado a um projeto de investigação que visava analisar quais as aprendizagens e dinâmicas escolares geradas pela constituição de um coletivo musical com a configuração atrás referida. A interpretação dos dados recolhidos no âmbito desta investigação apontaram, inter alia, para uma série de aprendizagens musicais técnicas, expressivas e formais, para o incremento da autoestima, da disciplina de trabalho em grupo e da coesão intergeracional e familiar e ainda para a valorização da imagem social da escola e o reforço da vida cultural da comunidade escolar. A apresentação destes resultados, legitima, no meu entender o reconhecimento da validade da música de conjunto no 1.º CEB, do potencial educativo de repertório complexo para o 1.º CEB, dos benefícios educativos do equilíbrio entre prazer e esforço e ainda do espetáculo musical e do envolvimento familiar e comunitário como valorizadores da educação musical no ensino “genérico”.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue