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Authors
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Abstract(s)
O presente documento relata um projeto educativo desenvolvido no externato “O
Baloiço”, sito na Reboleira, que consistiu na realização duma Cantata de Natal a
cargo de um coro e orquestra de escola compostos por adultos e crianças do 1.º
Ciclo do Ensino Básico (CEB).
A presidir à conceção e concretização do projeto educativo esteve um encadeado de
pressupostos teóricos suportados em perspetivas colhidas de diferentes pedagogos
e autores especializados no Ensino da Música. Tais pressupostos abrangem os
planos das aprendizagens musicais (o ensino democrático da música assente no
“fazer música” e numa “prática variada” e o valor musical e social do espetáculo
musical), das aprendizagens sociais (os reflexos positivos do ensino da música na
perceção de si próprio e do outro) e das dinâmicas escolares (a importância do
envolvimento da comunidade escolar).
O projeto educativo decorreu associado a um projeto de investigação que visava
analisar quais as aprendizagens e dinâmicas escolares geradas pela constituição de
um coletivo musical com a configuração atrás referida.
A interpretação dos dados recolhidos no âmbito desta investigação apontaram, inter
alia, para uma série de aprendizagens musicais técnicas, expressivas e formais,
para o incremento da autoestima, da disciplina de trabalho em grupo e da coesão
intergeracional e familiar e ainda para a valorização da imagem social da escola e o
reforço da vida cultural da comunidade escolar.
A apresentação destes resultados, legitima, no meu entender o reconhecimento da
validade da música de conjunto no 1.º CEB, do potencial educativo de repertório
complexo para o 1.º CEB, dos benefícios educativos do equilíbrio entre prazer e
esforço e ainda do espetáculo musical e do envolvimento familiar e comunitário
como valorizadores da educação musical no ensino “genérico”.
