Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O valor do invisível:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Milena Rafael.pdf2.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico é a apresentação de uma investigação ação. O seu objeto de estudo é um projeto de intervenção que se realizou com um grupo de crianças do ensino pré-escolar no contexto de prática de ensino supervisionada. Foi observado a necessidade de promover o desenvolvimento de competências sociais e construção de identidade e igualdade de género, por exemplo as conceções do género masculino e feminino já detêm estereótipos sociais nas crianças em idade pré- escolar. Realizou-se um projeto de intervenção intitulado “O valor do invisível” onde desenvolveu-se um conjunto de atividades em que se articulou as várias áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Para a realização destas atividades recorreu-se às mais variadas estratégias com o propósito de compreender quais seriam as mais indicadas. A metodologia de investigação utilizada foi qualitativa. Através das técnicas de observação, notas de campo e registo fotográfico, recolheu-se dados e com a análise documental fundamentou-se com estudos prévios e autores para reforçar, credibilizar, a pertinência do estudo realizado. Os resultados revelam que é possível promover o desenvolvimento das competências sociais e construção de identidade e igualdade de género através das atividades em sala de aula, das interações, de eventos e épocas festivas. Foi demonstrado que a escola, em contexto pré-escolar, sendo um ambiente seguro e controlado permite que todas as crianças, independentemente dos seus contextos sociais, tenham a oportunidade de adquirir competências sociais e construir a sua identidade de forma igual e justa.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Competências sociais Construção de identidade Igualdade de género

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue