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O presente relatório final de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico é a apresentação de uma investigação ação. O seu objeto de estudo é um projeto de intervenção que se realizou com um grupo de crianças do ensino pré-escolar no contexto de prática de ensino supervisionada.
Foi observado a necessidade de promover o desenvolvimento de competências sociais e construção de identidade e igualdade de género, por exemplo as conceções do género masculino e feminino já detêm estereótipos sociais nas crianças em idade pré- escolar.
Realizou-se um projeto de intervenção intitulado “O valor do invisível” onde desenvolveu-se um conjunto de atividades em que se articulou as várias áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Para a realização destas atividades recorreu-se às mais variadas estratégias com o propósito de compreender quais seriam as mais indicadas.
A metodologia de investigação utilizada foi qualitativa. Através das técnicas de observação, notas de campo e registo fotográfico, recolheu-se dados e com a análise documental fundamentou-se com estudos prévios e autores para reforçar, credibilizar, a pertinência do estudo realizado.
Os resultados revelam que é possível promover o desenvolvimento das competências sociais e construção de identidade e igualdade de género através das atividades em sala de aula, das interações, de eventos e épocas festivas. Foi demonstrado que a escola, em contexto pré-escolar, sendo um ambiente seguro e controlado permite que todas as crianças, independentemente dos seus contextos sociais, tenham a oportunidade de adquirir competências sociais e construir a sua identidade de forma igual e justa.
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Keywords
Educação pré-escolar Competências sociais Construção de identidade Igualdade de género