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- Economic impact on SDG and global healthPublication . Alves Lopes, António
- O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolarPublication . Matos, Sónia; Silva, MarleneO presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.
- O valor do invisível:Publication . Rafael, Milena; Silva, MarleneO presente relatório final de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico é a apresentação de uma investigação ação. O seu objeto de estudo é um projeto de intervenção que se realizou com um grupo de crianças do ensino pré-escolar no contexto de prática de ensino supervisionada. Foi observado a necessidade de promover o desenvolvimento de competências sociais e construção de identidade e igualdade de género, por exemplo as conceções do género masculino e feminino já detêm estereótipos sociais nas crianças em idade pré- escolar. Realizou-se um projeto de intervenção intitulado “O valor do invisível” onde desenvolveu-se um conjunto de atividades em que se articulou as várias áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Para a realização destas atividades recorreu-se às mais variadas estratégias com o propósito de compreender quais seriam as mais indicadas. A metodologia de investigação utilizada foi qualitativa. Através das técnicas de observação, notas de campo e registo fotográfico, recolheu-se dados e com a análise documental fundamentou-se com estudos prévios e autores para reforçar, credibilizar, a pertinência do estudo realizado. Os resultados revelam que é possível promover o desenvolvimento das competências sociais e construção de identidade e igualdade de género através das atividades em sala de aula, das interações, de eventos e épocas festivas. Foi demonstrado que a escola, em contexto pré-escolar, sendo um ambiente seguro e controlado permite que todas as crianças, independentemente dos seus contextos sociais, tenham a oportunidade de adquirir competências sociais e construir a sua identidade de forma igual e justa.