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As T.I.C. como recurso à inclusão de crianças com N.E.E

dc.contributor.authorGonçalves, Joana Rita Domingues
dc.date.accessioned2014-01-16T12:01:10Z
dc.date.available2014-01-16T12:01:10Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractA sociedade atual é marcada por muitas mudanças científicas, tecnológicas, económicas, políticas, sociais e culturais, colocando em evidência as tecnologias como os principais responsáveis pelas alterações radicais dos paradigmas sociais e até culturais. Neste estudo, referente à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no jardim-de-infância, recolhemos diferentes opiniões de diversos docentes do Distrito de Leiria através de inquéritos por questionários. A inclusão e integração das T.I.C. e das N.E.E. leva-nos, deste modo, ao enquadramento dos conteúdos, das estratégias e dos métodos de ensino-aprendizagem específicos através dos processos de comunicação ativa e paralela, e do trabalho colaborativo e paralelo. O estudo apresentado pretende dar a conhecer as opiniões dos educadores de infância face à adoção das T.I.C. na prática pedagógica com crianças com N.E.E., avaliando o impacto da utilização das T.I.C. na aprendizagem de uma criança com N.E.E., no compreender a real utilização das T.I.C. nas escolas, com o intuito de perceber e conhecer que ferramentas se utilizam no desenvolvimento das competências destas crianças. Procedemos, assim, de grosso modo, à elaboração de um inquérito por questionário, destinado a educadores de infância, com o objetivo primordial de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise obtiveram-se como conclusões a importância e eficácia da utilização das T.I.C. no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com N.E.E., as T.I.C. como recurso para uma intervenção pedagógica diferenciada e os conhecimentos e competências dos docentes face a estas. Conclui-se assim que, através das ferramentas digitais, se podem promover competências profundas contribuindo para o desenvolvem-se nas aquisições de práticas de autonomia e de espírito crítico. Com efeito, o carácter dinâmico das T.I.C. favorece uma observação mais seletiva e uma atitude mais crítica por parte das crianças.por
dc.identifier.tid201198444
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5334
dc.language.isoporpor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectIntervenção precocepor
dc.titleAs T.I.C. como recurso à inclusão de crianças com N.E.Epor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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