Repository logo
 
Publication

A poesia como indutora da gestão integrada do currículo

dc.contributor.advisorPereira, Luciano José
dc.contributor.authorCaeiro, Vanessa Sofia Pereira
dc.date.accessioned2018-01-05T15:04:12Z
dc.date.available2018-01-05T15:04:12Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionRelatório de Estágio (componente de investigação) do mestrado em Educação pré-escolar e ensino Do 1º ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, incide sobre a descrição e análise reflexiva sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção permitiu desenvolver uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos tendo como indutora a Poesia para a Infância, visando a criação de situações onde fosse possível o desenvolvimento holístico da criança. A investigação foi desenvolvida tendo em conta uma abordagem de investigação-ação, numa perspetiva qualitativa. Desta forma, os métodos adequados ao estudo incidiram na recolha de informações no contexto, nomeadamente na intervenção enquanto observador participante, pelas notas de campo e pela análise documental. Através deste estudo é possível verificar as potencialidades pedagógicas da Poesia Infantil enquanto recurso para a gestão integrada do currículo, promovendo momentos de ensino-aprendizagem motivadores e despertadores de interesse para as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, developed within the scope of the Master's Degree in Pre-school and 1st Cycle of Primary Education, focuses on the description and reflexive analysis of a pedagogical intervention in the context of a 2nd grade of the 1st Cycle of Primary Education traineeship. This intervention allowed the development of an interdisciplinary approach of the programmatic contents with Poetry for Childhood as an inducer, aiming at creating situations where the holistic development of the child was possible. The research was developed taking into account an action-research approach from a qualitative perspective. Therefore, the appropriate methods for the study focused on the collection of information in the context, namely in intervention as participant observer, field notes and documentary analysis. Through this study it is possible to verify the pedagogical potentialities of Poetry for Childhood as a resource for the integrated management of the curriculum, promoting teaching-learning moment motivators and stimulate the interest of the children.pt_PT
dc.identifier.tid201911469
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19945
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.subjectliteratura infantilpt_PT
dc.subjectpoesiapt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectensino básicopt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectchildren's literaturept_PT
dc.subjectpoetrypt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.subjectteachingpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleA poesia como indutora da gestão integrada do currículopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO - versão definitiva (1).pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: