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Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar,
caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES),
ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação,
que potenciassem a promoção de competências de pLanificação,
implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e
não-formaL em ciências (PIEC).
O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam
cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e
75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por
entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O
retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de
anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto.
Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os
estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação,
considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus
conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos
inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades
Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos
outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam,
assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à
perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver
PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.
Description
Keywords
educação em ciências educação formal e não formal ensino superior formação de professores science education formal and non-formal education higher education teaching training