Repository logo
 
Publication

Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores

dc.contributor.authorRodrigues, Ana V.
dc.contributor.authorGalvão, Cecilia
dc.contributor.authorFaria, Cláudia
dc.contributor.authorCosta, Conceição
dc.contributor.authorCabrita, Isabel
dc.contributor.authorChagas, Isabel
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorTeixeira, Filomena
dc.contributor.authorSá, Patrícia
dc.contributor.authorNeto, Teresa
dc.contributor.authorVieira, Rui
dc.contributor.authorJoão, Patrícia
dc.date.accessioned2023-10-31T10:14:58Z
dc.date.available2023-10-31T10:14:58Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de pLanificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47702
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSecretaria de Estado do Ensino Superiorpt_PT
dc.subjecteducação em ciênciaspt_PT
dc.subjecteducação formal e não formalpt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.subjectformal and non-formal educationpt_PT
dc.subjecthigher educationpt_PT
dc.subjectteaching trainingpt_PT
dc.titlePráticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleExperiências de inovação didática no ensino superiorpt_PT
person.familyNameRodrigues Teixeira
person.givenNameMaria Filomena
person.identifier.ciencia-idA819-58DA-B42B
person.identifier.scopus-author-id12645304200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas integradas de educação formal.pdf
Size:
10.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: