Repository logo
 
Publication

Plano de marketing digital desenvolvimento e implementação para a associação empresarial do concelho de cascais: relevância e competitividade no âmbito dos desafios do contexto atual do mundo empresarial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Filipa
dc.contributor.authorMaia, Joana dos Santos Dias
dc.date.accessioned2024-12-05T15:52:12Z
dc.date.available2024-12-05T15:52:12Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.description.abstractEste trabalho académico propõe um plano de marketing digital para a Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), entidade centenária que apoia as empresas locais. Ao longo dos seus 111 anos, a AECC tem enfrentado desafios na adaptação ao mundo digital, intensificados pela pandemia da Covid-19. A revisão da literatura analisa as mudanças no marketing digital, com foco em Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) e nos autores como Philip Kotler e Mark Ritson, assim como identifica práticas para criar um plano eficaz adaptado à AECC. Para atingir os objetivos, a metodologia combina a análise interna e externa da Associação, a implementação do modelo SOSTAC de Paul R. Smith como base. Este modelo é comparado com o Plano de Marketing de 1 Página de Allan Dib, são avaliadas as vantagens e desvantagens de ambos. O modelo RACE de Dave Chaffey é integrado na estratégia, complementado por táticas de Inbound Marketing, para garantir uma abordagem completa. A metodologia foi escolhida pela a capacidade de estruturar o planeamento de forma detalhada e flexível, permitindo ajustes durante a implementação. A implementação deste plano de marketing digital é fundamental para modernizar a AECC e fortalecer a posição enquanto representante do tecido empresarial de Cascais. Com uma estratégia digital coesa, alinhada com as melhores práticas, a AECC estará mais capacitada para atrair novos Associados, aumentar o envolvimento dos membros atuais e potenciar o seu impacto na comunidade empresarial. A digitalização e a inovação no marketing são essenciais para manter a relevância da AECC e o seu contributo para o crescimento económico do concelho.pt_PT
dc.identifier.tid203727614pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52989
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTransformação digitalpt_PT
dc.subjectOrganização sem fins lucrativospt_PT
dc.subjectAssociação Empresarial do Concelho de Cascaispt_PT
dc.subjectSOSTACpt_PT
dc.subjectRACEpt_PT
dc.subjectInbound marketingpt_PT
dc.titlePlano de marketing digital desenvolvimento e implementação para a associação empresarial do concelho de cascais: relevância e competitividade no âmbito dos desafios do contexto atual do mundo empresarialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital (regime de ensino a distância)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joana_maia.pdf
Size:
5.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: