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Abstract(s)
Este trabalho académico propõe um plano de marketing digital para a Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC), entidade centenária que apoia as empresas locais. Ao longo dos seus 111 anos, a AECC tem enfrentado desafios na adaptação ao mundo digital, intensificados pela pandemia da Covid-19. A revisão da literatura analisa as mudanças no marketing digital, com foco em Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) e nos autores como Philip Kotler e Mark Ritson, assim como identifica práticas para criar um plano eficaz adaptado à AECC.
Para atingir os objetivos, a metodologia combina a análise interna e externa da Associação, a implementação do modelo SOSTAC de Paul R. Smith como base. Este modelo é comparado com o Plano de Marketing de 1 Página de Allan Dib, são avaliadas as vantagens e desvantagens de ambos. O modelo RACE de Dave Chaffey é integrado na estratégia, complementado por táticas de Inbound Marketing, para garantir uma abordagem completa. A metodologia foi escolhida pela a capacidade de estruturar o planeamento de forma detalhada e flexível, permitindo ajustes durante a implementação.
A implementação deste plano de marketing digital é fundamental para modernizar a AECC e fortalecer a posição enquanto representante do tecido empresarial de Cascais. Com uma estratégia digital coesa, alinhada com as melhores práticas, a AECC estará mais capacitada para atrair novos Associados, aumentar o envolvimento dos membros atuais e potenciar o seu impacto na comunidade empresarial. A digitalização e a inovação no marketing são essenciais para manter a relevância da AECC e o seu contributo para o crescimento económico do concelho.
Description
Keywords
Transformação digital Organização sem fins lucrativos Associação Empresarial do Concelho de Cascais SOSTAC RACE Inbound marketing