Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.6 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O tema escolhido para este estudo “A Arte: uma viagem mágica com Miró” pretendeu familiarizar a criança com a Arte e que se expressasse através da mesma, descobrindo as mais diversas formas de expressão e técnicas, num equilibrado desenvolvimento pessoal.
Para tal enquadrou-se a proposta nas teorias da Educação pela Arte considerando as características do sistema educativo pré-escolar e do papel do educador de infância. Serão explorados conceitos relacionados com a Arte como Arte Infantil, Arte Contemporânea, Expressão Plástica.
Após serem encontrados os fundamentos teóricos que demarcam a criação desta proposta foi realizado um projeto de investigação ação numa sala de jardim de infância, com 15 crianças dos 3 aos 5 anos de idade. As atividades estimularam as crianças participantes a desenvolver respostas criativas perante os desafios propostos, assim como a capacidade de improvisação, o desenvolvimento da expressão pessoal, a imaginação e a sensibilidade, o respeitar as manifestações de arte dos colegas e as diferenças.
Da análise dos resultados obtidos conclui-se que a Arte deve ser absorvida pelo ensino e intencionalmente desenvolvida, pois o seu contributo é enorme no sentido em que desenvolve a criança na sua totalidade – a sua intelectualidade e também a esfera afetiva-emocional.
Description
Keywords
Educação pela arte Expressão plástica Formação pessoal e social Arte contemporânea Criatividade