ESEJD - Educação pela arte
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Recent Submissions
- Explorar o grafismo e a matéria expressiva da criança através de processos criados por artistas modernistas e contemporâneosPublication . Gaspar, Ana Filipa SilvaO tema escolhido para este estudo, intitulado “Exploração do grafismo e da matéria expressiva da criança através de processos criados por artistas modernistas e contemporâneos”, pretende desenvolver alguns conceitos e investigar as várias metodologias artísticas relacionadas com a evolução gráfica, a matéria expressiva da criança e o experimentalismo nas expressões plásticas, explorando a matéria e a técnica. Para tal, enquadrou-se nesta proposta as teorias e métodos da Educação pela Arte e Educação Artística, no âmbito das nas Artes Plásticas, em particular na Educação Pré-Escolar. Teve-se a intenção de traçar um projeto de investigação prático direcionado a três grupos de jardim-de-infância, dos 3 aos 6 anos, em contexto escolar. Esta investigação tem como base notas de campo, entrevistas, fotografias, análise documental e de conteúdo. Pretendeu-se verificar através dos resultados da investigação teórica e prática que a introdução das Artes Visuais é uma mais-valia no contexto educacional, no sentido do estudo centrar-se na compreensão da evolução gráfica individual, seguindo o percurso de cada criança e o tempo das sessões) e a sua própria linguagem artística, pois através dela se pode analisar várias perspetivas: como as crianças produzem e aprendem a criar expressões plásticas – produção artística; qual a importância da expressão artística e da criatividade; bem como a aprendizagem dos conhecimentos empíricos das Artes Visuais através do processo de criação dos artistas, ensinando indiretamente à História da Arte. Consideramos relevante a inovação do ensino artístico na Educação Pré-Escolar através dos materiais não convencionais das artes plásticas, inspirados na “arte pobre”, isto é, empregar elementos naturais - como título de exemplo: a cortiça, folhas, ouriços das castanhas, areia da praia; as matérias da cozinha (papel de cozinha, chocolate, farinha, cereais, beterraba) e da higiene (espuma de barbear) e, por fim, os materiais reutilizáveis e recuperáveis como o cartão, tecidos, entre outros. Neste sentido, torna-se relevante entender que estas formas de linguagens artísticas permitem desenvolver determinadas capacidades da criança como ser criador, explorador, autêntico, capaz de expressar ideias e sentimentos recorrendo aos seus próprios códigos.
- O desenvolvimento da expressão em contexto pré-escolarPublication . Silva, Cristina Freitas Ramalho daO objetivo deste estudo “O Desenvolvimento da Expressão em Contexto Pré-escolar” foi o de desenvolver o desenho das crianças, de forma a que estas possam progredir a nível pessoal e social. Este projeto enquadra-se nas teorias da Educação pela Arte, tem em consideração as características do sistema educativo pré-escolar e do papel do educador de infância. Serão explorados conceitos relacionados com a Emoção, a Arte Infantil e a Expressão Plástica. Foi realizado um projeto de investigação, com dois grupos de crianças dos quatro aos cinco anos de idade. As atividades estimularam as crianças a desenvolver respostas criativas, perante os desafios propostos, assim como a capacidade de comunicação, o desenho livre, a imaginação, a sensibilidade e o respeitar as manifestações de arte dos colegas. Da análise dos resultados, conclui-se que a qualidade das ilustrações na literatura infantil deve ser integrada nas atividades de artes plásticas, pois o seu contributo é enorme no sentido em que ajuda a criança a desenvolver-se totalmente (a sua concentração, intelectualidade e a esfera afetiva-emocional).
- A arte: uma viagem mágica com MiróPublication . Carreira, Joana Filipa FormigaO tema escolhido para este estudo “A Arte: uma viagem mágica com Miró” pretendeu familiarizar a criança com a Arte e que se expressasse através da mesma, descobrindo as mais diversas formas de expressão e técnicas, num equilibrado desenvolvimento pessoal. Para tal enquadrou-se a proposta nas teorias da Educação pela Arte considerando as características do sistema educativo pré-escolar e do papel do educador de infância. Serão explorados conceitos relacionados com a Arte como Arte Infantil, Arte Contemporânea, Expressão Plástica. Após serem encontrados os fundamentos teóricos que demarcam a criação desta proposta foi realizado um projeto de investigação ação numa sala de jardim de infância, com 15 crianças dos 3 aos 5 anos de idade. As atividades estimularam as crianças participantes a desenvolver respostas criativas perante os desafios propostos, assim como a capacidade de improvisação, o desenvolvimento da expressão pessoal, a imaginação e a sensibilidade, o respeitar as manifestações de arte dos colegas e as diferenças. Da análise dos resultados obtidos conclui-se que a Arte deve ser absorvida pelo ensino e intencionalmente desenvolvida, pois o seu contributo é enorme no sentido em que desenvolve a criança na sua totalidade – a sua intelectualidade e também a esfera afetiva-emocional.
- Ateliê de arte com crianças de riscoPublication . Ribeiro, Mónica Sofia MedinaA presente investigação tem como temática a influência das artes no bem-estar emocional de crianças institucionalizadas em casas de acolhimento temporário, e como objecto empírico de estudo de investigação entender se as práticas de ateliês de arte promovem o bem-estar de crianças de risco, o que se insere, em termos teóricos, na problemática do papel da educação pela arte e arte-terapia na intervenção com crianças de risco, que vivem em casas de acolhimento. Em termos mais específicos, este estudo pretende analisar de que forma a vivência pelas artes pode ser utilizada como um método de intervenção com crianças de risco. Na sua singular contribuição, esta investigação visa verificar a eficácia do uso das artes como forma de atenuar as emoções negativas que as crianças de risco tendem a apresentar, conferindo-lhes um melhor equilíbrio emocional, que se refletirá no desenvolvimento da sua autoestima e melhor relacionamento com os outros. Este projeto situou-se na perspectiva de um estudo de caso, pelo que se optou por imergir na realidade de uma casa de acolhimento em concreto. Realizou-se um ateliê de arte durante vários meses, em que se propôs várias atividades de expressão de plástica, que culminou com uma exposição de todos os trabalhos realizados. Desenvolveu-se um trabalho de campo através das técnicas de observação direta (das sessões realizadas), inquéritos por questionário (ao grupo de crianças que participou no ateliê), entrevistas (à direção e à equipa técnica que trabalha com as crianças em questão), pesquisa documental, fotografias e vídeo. Procedeu-se à recolha de toda a informação que foi alvo de um tratamento qualitativo através da análise de conteúdo.
- Património - um caminho para a cidadaniaPublication . Silva, Elisabete Libório daO presente estudo corresponde a uma investigação acção baseada na implementação de um conjunto de actividades na área curricular não disciplinar de área projecto, numa turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo da mesma consistiu em potenciar o desenvolvimento de competências cívicas associadas ao desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo. Partiu de um diagnóstico do grupo turma, tendo sido detectados alunos com uma baixa auto-estima, poucas ambições e expectativas, pouco envolvimento e curiosidade pelas actividades escolares; falta de experiências e vivências; ausência de métodos de trabalho e organização; pouca autonomia e criatividade na realização de tarefas, e ainda das debilidades e constrangimentos, apontados pelas análises sociológicas feitas sobre o concelho do Cadaval e seus residentes. As actividades implementadas tiveram como base o progressivo conhecimento de si e do outro e a realização de projectos individuais e comuns. Estas proporcionaram um ambiente rico em estímulos e em desafios, criando oportunidade para valorizar o trabalho individual e de grupo levando os alunos a reconhecer as suas potencialidades, respeitando as suas diferenças e dando-lhes oportunidade para manifestarem a sua criatividade e desenvolver ideias. Assim, através do conhecimento do património local, foi possível promover o desenvolvimento integral do aluno, a capacidade de pensar, de fazer transferência de saberes e de se relacionar positivamente com os outros em sociedade. Através da análise dos resultados e mediante os resultados dos inquéritos efectuados aos alunos e pais e as entrevistas realizadas, concluiu-se que as actividades implementadas permitiram o aumento da autoestima, do conhecimento, favorecendo a motivação intrínseca dos alunos. Estes progrediram no desenvolvimento da autonomia, cooperação e respeito pelo outro, levando à construção de uma identidade própria subjacente à cultura empreendedora.
- A expressão pela arte no bem-estar da criança em internamento prolongadoPublication . Cruz, Maria Inês Santos Silva eO presente trabalho de investigação, que tem como tema principal a importante contribuição da expressão pela arte para o bem-estar da criança em internamento prolongado, visa definir alguns conceitos como: arte na educação; arte-terapia; a influência da hospitalização prolongada sobre o desenvolvimento infantil; os benefícios da expressão através da arte no contexto hospitalar pediátrico e por último o cuidador. O trabalho, de índole qualitativa, iniciou com uma análise aos assuntos principais através do enquadramento teórico, tendo em conta diferentes autores. Após este enquadramento e mediante a metodologia traçada, realizou-se um projeto de intervenção prática composto por 20 sessões, levado a cabo com um grupo de 18 crianças e jovens internados no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão. Os dados recolhidos desta intervenção surtiram sobretudo das notas de campo, além das entrevistas, fotografias, análise documental e de conteúdo.
- Um projeto de land art numa escola de 1º cicloPublication . Ribeiro, Celeste Maria PissarraAs questões ambientais são frequentemente noticiadas, estando presentes em quase todos os multimédia. Quer por questões puramente ambientalistas, quer muitas vezes, mais economicistas e até de saúde pública, o ambiente e a natureza fazem parte das preocupações de vários grupos da sociedade. Este trabalho pretendeu abordar a natureza pela vertente da criatividade e como fonte de inspiração para atividades de expressão, ao mesmo tempo que se introduziram conceitos, aperfeiçoaram outros, se mostraram as possibilidades de utilizar materiais à disposição de qualquer um e formas de os usar livremente.
- Artes e ofícios no incremento da criatividade de jovensPublication . Carioca, Maria José ParreiraAs Artes e Ofícios Têxteis sempre fizeram parte da expressividade cultural portuguesa. Num passado recente, esta Arte pertenceu ao currículo escolar e profissional de muitas jovens, por ser uma tradição feminina. A abordagem deste tema com os jovens e crianças de hoje, “a geração da era digital”, é intencional, torna-se necessário refletir, num contraponto equilibrado, o “tecnológico” versus “o manual”. Porque, apesar de existirem os computadores não exclui a necessidade de aprender a escrever, a desenhar e a trabalhar com o gesto manual. O relatório apresentado é o resultado do desenvolvimento de um ano curricular, do Curso de Educação Formação de Acompanhante de Crianças, tipo II, possuindo dupla certificação, o qual permite qualificar o aluno com o nono ano de escolaridade e com competência profissional no âmbito do acompanhamento de crianças. Assim, dentro de um programa pré-estabelecido, nas disciplinas de componente tecnológica, foram por este estudo propostas atividades e trabalhos no âmbito das expressões, nomeadamente das artes e ofícios têxteis. Neste contexto, os alunos desenvolveram projetos como, por exemplo, a tecelagem, a coleção de moda, a confeção de fato de carnaval, atividade lúdica-pedagógica de vestir bonecas de papel, tapeçaria e pintura em tecidos e t-shirts, trabalhos realizados entre visitas de estudo e atividades práticas diretas com crianças tanto em contexto de sala de aula como em contexto real de trabalho. Mas, com o intuito destes alunos, de alguma forma conseguirem, depois transpor estas suas aprendizagens no seu próprio estágio de formação, realizado no final do segundo e último ano do mesmo curso. O estudo realizado foi uma investigação-ação com a utilização de inquéritos e entrevistas como fontes de dados, para além de fotografias e outras fontes documentais. Os resultados obtidos demonstram que para este perfil de formação, o Têxtil pode ser uma ferramenta a utilizar no contacto de jovens com crianças. Promove a criatividade e a motivação que resulta na obtenção do certificado de nono ano e competência profissional em acompanhante de crianças. Não obstante verificar que a maioria quer avançar para Curso Profissional dentro da mesma área do saber.