Repository logo
 
Publication

O uso de materiais manipuláveis na Educação Pré-escolar:

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorSantos, Patrícia
dc.date.accessioned2024-12-17T18:01:05Z
dc.date.embargo2027-03-06
dc.date.issued2024-03-06
dc.date.submitted2024-02-09
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, desenvolvida numa IPSS situada em Lisboa, com um grupo de crianças de 5/6 anos. Tem como objetivo a utilização dos materiais manipuláveis nas aprendizagens matemáticas e as estratégias que utilizam. A Matemática assume um papel muito importante no quotidiano das crianças. Ao se utilizar os materiais manipuláveis estruturados e não estruturados estão a consolidar aprendizagens e também a construir novos conhecimentos. Assim sendo, a Matemática apresenta características que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências, tais como, o raciocínio (matemático) e a comunicação (matemática). A presente investigação enquadra-se num design de estudo de caso, do paradigma interpretativo. Os participantes foram seis crianças da educação pré-escolar, os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e, por fim, a recolha documental. Os resultados mostram que os materiais manipuláveis estruturados e não estruturados têm uma importância muito grande na aprendizagem e na construção de conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the supervised teaching supervised of the Master´s Degree for Pre-School Education, developed at an IPSS located in Lisbon, with a group of 5/6 year old children. The main goal is to use manipulative materials in mathematical learning and the strategies they use. Mathematics plays a very important role in children´s daily lives. By using structured and unstructured manipulative materials, they consolidate learning and also construct gain new knowledge. Therefore, Mathematics presents characteristics that allow the development of abilities and competencies, such as (mathematical) reasoning and (mathematical) communication. The present investigation fits case study under interpretative paradigm. The participants were six preschool children. The data collection instruments used were observation, the logbook, informal conversations and documents. The results show that structured and unstructured manipulative materials are very important in learning and in knowledge construction.pt_PT
dc.identifier.tid203767772pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53229
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar, Matemática, Materiais manipuláveispt_PT
dc.subjectPreschool Education, Mathematics, Manipulative materialspt_PT
dc.titleO uso de materiais manipuláveis na Educação Pré-escolar:pt_PT
dc.title.alternativeUm estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Patrícia Santos.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: