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Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, do Instituto Superior
de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC – Coimbra Business School), a
presente dissertação incide sobre a comunicação de marketing e a sua respetiva evolução,
tendo como principal objetivo, analisar o impacto da transição do offline para o online na
comunicação de marketing da empresa Super Bock.
Ao longo do tempo, o mercado tem vindo a tornar-se, cada vez mais competitivo,
tornando-se fundamental que as marcas consigam destacar-se perante a concorrência.
Com a constante evolução do Ser Humano, a comunicação também foi evoluindo
respetivamente, tornando-se numa estratégia que permite a uma organização obter
vantagens competitivas no mercado.
Na presente dissertação, foi utilizada uma metodologia mista, recorrendo a métodos
qualitativos e quantitativos. A metodologia qualitativa é usada através de análise
documental e de uma entrevista a um profissional de comunicação da Super Bock. Na
metodologia quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário, cujo intuito é
perceber a perspetiva dos consumidores perante a marca. Após a implementação das
técnicas de recolha de dados, os resultados obtidos são analisados, cruzados e discutidos.
É importante comunicar de forma assertiva, e como estamos perante constantes mutações
na sociedade, os resultados confirmam a necessidade empresas necessitam de se adaptar
às exigências do mercado. Confirmam a importância da comunicação, seja ela offline ou
online, assim como demonstram o peso do consumidor na abordagem estratégica de uma
empresa, que idealmente passa por conjugar a comunicação offline e online em prol dos
interesses do consumidor e da empresa.
Description
Keywords
Estratégias de marketing Gestão de marketing Comunicação de marketing Evolução das estratégias de marketing Super bock