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O tempo de estudo autónomo como forma de promoção dos valores em crianças no 1º ciclo do ensino básico:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorAntunes, Maria Joaquim
dc.date.accessioned2023-07-28T11:07:39Z
dc.date.available2023-07-28T11:07:39Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e também no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os estágios foram desenvolvidos numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) quer o do Pré-escolar, quer o do 1º ciclo do Ensino Básico. A nossa investigação decorreu mais especificamente numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa turma com vinte e nove crianças, sendo onze do sexo feminino e dezoito do sexo masculino. Este modelo privilegia o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que estes sejam capazes de resolver problemas, dar opiniões críticas, refletir e ter um papel interventivo na sua aprendizagem. Neste modelo Pedagógico, o desenvolvimento das competências de autonomia, alicerçadas aos valores, fazem parte das rotinas diárias do grupo nomeadamente nos momentos dedicados ao Tempo de Estudo Autónomo (TEA).). Desta forma, este relatório teve como principal objetivo compreender de que modo o tempo de estudo autónomo (TEA) pode contribuir para o desenvolvimento dos valores em crianças de primeiro ciclo. A presente investigação foi desenvolvida segundo a metodologia qualitativa, sendo um estudo de caso, uma vez que quisemos analisar uma realidade singular, sem generalizações para outros contextos. Da pesquisa fazem parte técnicas de recolha de dados que deram suporte à investigação, como as entrevistas; registos no diário de bordo e observação direta e participante. Neste contexto, para dar resposta à questão de partida, dividimo-la em cinco objetivos que serviram de suporte ao nosso trabalho. Deste estudo surgiram um conjunto de considerações que podemos analisar para verificarmos que o tempo de estudo autónomo contribui para a promoção dos valores em crianças no 1º ciclo do ensino básico.pt_PT
dc.identifier.tid203332164pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45828
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMEMpt_PT
dc.subjectTrabalho autónomo e valorespt_PT
dc.titleO tempo de estudo autónomo como forma de promoção dos valores em crianças no 1º ciclo do ensino básico:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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