| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A exigência e a competitividade empresarial têm vindo a tornar-se cada vez maiores, devido
a fenómenos como a globalização e o desenvolvimento tecnológico. O nível de informação e
exigência dos consumidores vai aumentando, tornando o mercado mais exigente e necessitado de
novas soluções que acompanhem estes desenvolvimentos. Assim, é fundamental que Portugal tenha
capacidade de inovar em termos de produtos, processos e serviços, de forma a tornar-se cada vez
mais importante a promoção do empreendedorismo para que mais soluções existam e sejam criadas.
A acompanhar este fenómeno, está o setor desportivo, que, cada vez mais, tem um impacto
direto no dia a dia das sociedades a nível global, nomeadamente a nível socioeconómico. Este facto
é evidenciado pelos números que se vão apresentando, ao nível da empregabilidade que o desporto
gera, pelo impacto que exerce nos PIB nacionais ou até mesmo pelos níveis de saúde mental e física
que tem a capacidade de criar. Deste modo, é fundamental que este setor seja acompanhado das
novas tendências digitais.
Destaca-se, assim, o papel das redes sociais, que estão cada vez mais presentes no quotidiano
das sociedades, com um conjunto de características que trouxeram um novo paradigma, tanto às
pessoas a nível individual, como às organizações, permitindo que todos se concentrem num espaço
comum e possam quebrar barreiras. Este novo paradigma trouxe oportunidades e desafios também
para as organizações, podendo aproximar-se dos seus públicos-alvo, realizar um processo de
comunicação e divulgação mais eficaz e globalizado.
Possibilita, assim, realizar um processo de internacionalização, com recurso a diversas
estratégias e ferramentas, que permitem que este se torne mais rápido e direcionado para o espaço
em que se pretende internacionalizar e para onde querem exportar os seus produtos e marca.
O papel que um plano de internacionalização assume, assente no conhecimento do contexto
do mercado desportivo no digital, é fundamental para o crescimento e estabelecimento de uma marca
num mercado específico, para o qual se pretende estabelecer e posicionar, de modo a ganhar
notoriedade e levar o seu produto até esse mesmo mercado.
Description
Keywords
Plano de internacionalização Marketing internacional Desporto Rede social desportiva UpSport
