Repository logo
 
Publication

Aprender matemática de forma lúdica: os materiais manipuláveis na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorAbú, Dalila Taibo
dc.date.accessioned2016-01-22T17:19:57Z
dc.date.available2016-01-22T17:19:57Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo de dois semestres, assim como analisar a evolução dos grupos perante a temática abordada. A matemática assume um papel muito importante no quotidiano das crianças. Na educação pré-escolar, promover o raciocínio matemático é algo que os educadores devem ter como objetivo. Ao utilizarmos materiais manipuláveis estruturados e não estruturados, estamos a contribuir para que as crianças consigam de uma forma mais prática, lúdica e autónoma, apropriar conhecimentos e desenvolver capacidades e competências (matemáticas). Assim, o recurso a materiais manipuláveis, assume-se como facilitador no desenvolvimento raciocínio matemático em crianças pequenas, fomentando a aprendizagem e o gosto pela matemática. Nesta investigação desenvolvemos um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes deste estudo foram um grupo de nove crianças, de cinco anos de idade e a educadora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as conversas informais, o diário de bordo, o protocolo das crianças e a recolha documental. Os resultados iluminam como foram utilizados os materiais manipuláveis no pré-escolar, evidenciando a existência de uma mudança quanto à atribuição de sentidos às aprendizagens, por parte das crianças, quando utilizam este tipo de materiais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e competências, nomeadamente, o ao nível do raciocínio matemático.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the pre-service training practice of the Master in Qualification in Preschool Education. It intends to reflect on the practice developed along the pedagogical practice during two semesters, as well as to analyze the evolution of the groups who worked with us. Mathematics plays a very important role in a child daily life. In preschool education, promoting mathematical reasoning is something that educators should take into account. The use of structure or non-structure manipulative materials can contribute to children appropriate (mathematical) knowledge and develop abilities and competencies in a more practical, autonomous and fun way. Therefore, the use of manipulative assumes as a facilitator in the development of mathematical reasoning in young children, fostering learning and a love for mathematics. We assumed an interpretative paradigm and developed an action research project. The participants were a group of nine 5-years-old children and an educator/research. Data was collected trough observation, informal conversations, researcher’s diary, children’s protocol and documents. The results illuminate how manipulative materials in preschool were used, pointing out the existence of a change on learning meaning by children when using this type of materials. It also illuminates the contribution of them to the development of abilities and competencies, namely the mathematical reasoning.pt_PT
dc.identifier.tid201856492
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11065
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectMathematical reasoningpt_PT
dc.subjectManipulatives materialpt_PT
dc.titleAprender matemática de forma lúdica: os materiais manipuláveis na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final-1-Completo.pdf
Size:
945.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: