Publication
A Família no contexto educativo face à criança com necessidades educativas especiais
dc.contributor.author | Maria da Luz Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T12:55:01Z | |
dc.date.available | 2019-11-29T12:55:01Z | |
dc.date.issued | 2019-09-27 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho de projeto apresentamos o tema: “A Família no contexto educativo face à Criança com Necessidades Educativas Especiais”, cuja pesquisa tem como objetivo contribuir para uma maior participação ativa por parte da família. Para satisfazer este objetivo, este trabalho baseou-se nas diferentes perspetivas dos pais/encarregados de educação dos alunos com necessidades educativas especiais quanto à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. A metodologia adotada consistiu na utilização de entrevista semiestruturada aos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por dez famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais no Agrupamento de Escolas de Odemira. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as dez famílias entrevistadas percecionam a relação que mantêm com a escola como satisfatória e positiva, destacando-se especialmente os aspetos com a formação, o empenho e a postura do professor do ensino regular, dando especial relevo ao trabalho de equipa. Valorizam o facto do seu primeiro contato ter-se realizado com o professor que depois acompanhou os seus filhos, tornando-se evidente o papel que o professor pode desempenhar como elemento de ligação e dinamização da relação escola/família. O envolvimento está expresso nas narrativas das famílias, que deve ser mútuo e partilhado, exigindo dedicação, flexibilidade e emprenho de ambas as partes. O nosso estudo, sendo exploratório, deixa antever a necessidade de mais estudos sobre a esta matéria, porquanto os pais/encarregados de educação estão cada vez mais envolvidos na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com necessidades educativas especiais. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.issn | 202316297 | |
dc.identifier.tid | 202316297 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30364 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | "família" | pt_PT |
dc.subject | "educação" | pt_PT |
dc.subject | "escola" | pt_PT |
dc.subject | "necessidades educativas especiais" | pt_PT |
dc.subject | "envolvimento". | pt_PT |
dc.title | A Família no contexto educativo face à criança com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO FINAL - retificada - Prof. Dr. Olívia.pdf
- Size:
- 395.86 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: