Repository logo
 
Publication

A Família no contexto educativo face à criança com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorMaria da Luz Ricardo
dc.date.accessioned2019-11-29T12:55:01Z
dc.date.available2019-11-29T12:55:01Z
dc.date.issued2019-09-27
dc.description.abstractNeste trabalho de projeto apresentamos o tema: “A Família no contexto educativo face à Criança com Necessidades Educativas Especiais”, cuja pesquisa tem como objetivo contribuir para uma maior participação ativa por parte da família. Para satisfazer este objetivo, este trabalho baseou-se nas diferentes perspetivas dos pais/encarregados de educação dos alunos com necessidades educativas especiais quanto à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. A metodologia adotada consistiu na utilização de entrevista semiestruturada aos pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais a frequentar o primeiro ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por dez famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais no Agrupamento de Escolas de Odemira. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as dez famílias entrevistadas percecionam a relação que mantêm com a escola como satisfatória e positiva, destacando-se especialmente os aspetos com a formação, o empenho e a postura do professor do ensino regular, dando especial relevo ao trabalho de equipa. Valorizam o facto do seu primeiro contato ter-se realizado com o professor que depois acompanhou os seus filhos, tornando-se evidente o papel que o professor pode desempenhar como elemento de ligação e dinamização da relação escola/família. O envolvimento está expresso nas narrativas das famílias, que deve ser mútuo e partilhado, exigindo dedicação, flexibilidade e emprenho de ambas as partes. O nosso estudo, sendo exploratório, deixa antever a necessidade de mais estudos sobre a esta matéria, porquanto os pais/encarregados de educação estão cada vez mais envolvidos na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com necessidades educativas especiais.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202316297
dc.identifier.tid202316297
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30364
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject"família"pt_PT
dc.subject"educação"pt_PT
dc.subject"escola"pt_PT
dc.subject"necessidades educativas especiais"pt_PT
dc.subject"envolvimento".pt_PT
dc.titleA Família no contexto educativo face à criança com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínio Cognitivo-Motor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO FINAL - retificada - Prof. Dr. Olívia.pdf
Size:
395.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: