Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
395.86 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho de projeto apresentamos o tema: “A Família no contexto educativo face à
Criança com Necessidades Educativas Especiais”, cuja pesquisa tem como objetivo
contribuir para uma maior participação ativa por parte da família.
Para satisfazer este objetivo, este trabalho baseou-se nas diferentes perspetivas dos
pais/encarregados de educação dos alunos com necessidades educativas especiais quanto
à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e
colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos.
A metodologia adotada consistiu na utilização de entrevista semiestruturada aos
pais/encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais a
frequentar o primeiro ciclo do ensino básico. A amostra foi constituída por dez famílias
que têm filhos com necessidades educativas especiais no Agrupamento de Escolas de
Odemira.
Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as dez famílias
entrevistadas percecionam a relação que mantêm com a escola como satisfatória e
positiva, destacando-se especialmente os aspetos com a formação, o empenho e a postura
do professor do ensino regular, dando especial relevo ao trabalho de equipa. Valorizam o
facto do seu primeiro contato ter-se realizado com o professor que depois acompanhou
os seus filhos, tornando-se evidente o papel que o professor pode desempenhar como
elemento de ligação e dinamização da relação escola/família.
O envolvimento está expresso nas narrativas das famílias, que deve ser mútuo e
partilhado, exigindo dedicação, flexibilidade e emprenho de ambas as partes.
O nosso estudo, sendo exploratório, deixa antever a necessidade de mais estudos sobre a
esta matéria, porquanto os pais/encarregados de educação estão cada vez mais envolvidos
na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com necessidades
educativas especiais.
Description
Keywords
"família" "educação" "escola" "necessidades educativas especiais" "envolvimento".