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A otimização da experiência de utilizador da app “My São João”

dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorMendes, Teresa Margarida Barata Rodrigues
dc.date.accessioned2025-09-05T09:25:00Z
dc.date.available2025-09-05T09:25:00Z
dc.date.issued2025-07-23
dc.description.abstractA transformação digital da saúde, destaca as apps hospitalares como essenciais na relação entre pacientes e hospital. Esta investigação pretende analisar a experiência do utilizador da app “My São João” da Unidade de Saúde Local do Hospital de São João, no Porto, bem como sugerir melhorias para a sua otimização. A informação relativa à utilização de apps hospitalares em Portugal e sobre os dados demográficos dos utilizadores é praticamente inexistente. As opções metodológicas recaem sobre técnicas quantitativas e qualitativas. Recorreu-se a um questionário que integra a escala SUS (System Usability Scale) e o UEQ (User Experience Questionnaire) para aferir vários elementos sobre a experiência com apps hospitalares em Portugal. A metodologia qualitativa é composta por entrevistas e o método de observação, para identificar pormenores mais específicos e por vezes, não verbais da experiência. A população-alvo deste estudo são indivíduos utilizadores da app, tendo-se optado, para a metodologia quantitativa, pela aplicação de um processo de amostragem não probabilístico por julgamento. A amostra do estudo quantitativo é de 156 inquiridos e a do qualitativo é de 10 entrevistados. A aplicação em análise tem potencial para ser um modelo nacional em saúde digital, desde que integre práticas orientadas pelo feedback do utilizador e fundamentadas em UX Marketing. Todas as recomendações e considerações deste projeto assentam na análise dos dados obtidos e em boas práticas digitais, centradas no utilizador, com vista à eficiência da app e ao desenvolvimento da literacia digital em saúde. Os resultados revelaram que a aplicação "My São João" apresenta um score SUS de 54,38, inferior à média de outras aplicações hospitalares nacionais (58,33) e significativamente abaixo do valor de referência internacional (68). Na análise quantitativa destaca-se que 88,6% dos utilizadores apenas usam aplicações hospitalares quando necessitam de serviços específicos, sendo as funcionalidades mais valorizadas o acesso a resultados de exames (85,4%), marcação de consultas (84,2%) e consulta do histórico clínico (79,7%). Estes dados são muito cruciais para a definição de uma estratégia de otimização da experiência, sobretudo estas serem funcionalidades que não estão disponíveis na aplicação em estudo. Relativamente à análise qualitativa, salienta-se a disparidade significativa entre a experiência dos utilizadores de aplicações privadas, que referem ser "intuitivas" e "user-friendly", e da "My São João", que a caracterizam como "difícil e confusa". Este estudo propõe um conjunto de recomendações estratégicas organizadas em cinco dimensões, cujo foco é posicionar esta aplicação como referência nacional em saúde digital.por
dc.identifier.tid203994370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58569
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectExperiência do utilizador
dc.subjectAplicações de saúde
dc.subjectUsabilidade
dc.subjectULS de São João
dc.subjectSaúde digital
dc.titleA otimização da experiência de utilizador da app “My São João”
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital (regime de ensino à distância)

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