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As artes e o sucesso escolar como forma de mobilização social em crianças e jovens em risco de exclusão social
datacite.subject.fos | Serviço social | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Melo, Sara | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Flávia Daniela Moreira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T15:38:50Z | |
dc.date.available | 2018-07-03T15:38:50Z | |
dc.date.issued | 2018-05-29 | |
dc.date.submitted | 2018-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório contempla a experiência de estágio desenvolvida na Delegação da Cruz Vermelha da Trofa, no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. Neste contexto e após o diagnóstico de necessidades, foi criado e implementado um projeto de intervenção social por via das artes e do Apoio Pedagógico, com crianças e jovens em risco de exclusão social. Este estudo visa analisar de que forma o apoio escolar e o suporte pedagógico aliado à convivência com as artes podem constituir-se como métodos de intervenção positivos neste tipo de população. Durante vários meses foram realizadas, duas vezes por semana, sessões de Apoio Pedagógico onde foi estimulada a aquisição de técnicas e métodos de estudo a serem implementados no quotidiano, de forma a que os participantes pudessem esclarecer dúvidas e contar com uma retaguarda sólida a nível escolar. Semanalmente realizavam-se também sessões da Oficina das Artes onde foram realizadas várias atividades artísticas, ao nível das artes plásticas, da expressão dramática e da música. A metodologia privilegiada na recolha de informação foi a observação participante, através da participação direta e ativa nas sessões e atividades, a disponibilização de informação por parte da instituição acolhedora, bem como a recolha de informação junto dos participantes e das famílias através do diálogo, de inquéritos e de entrevistas. Para registar a informação foram usadas notas de campo, formulários de registo de observação, de sumários e de assiduidade e as sessões e atividades foram registadas através de fotografias. Os resultados obtidos confirmam que as crianças e jovens participantes no projeto não tinham possibilidade de usufruir desta base, não lhes sendo permitido realizar estas atividades por outros meios e, confirmam ainda que estas sessões promovem o desenvolvimento de competências, nomeadamente, confiança e segurança em si próprios, assim como estimulam a autonomia na realização de tarefas, a criatividade e imaginação e o desenvolvimento de capacidades de expressão verbal, corporal e plástica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201959275 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23225 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Crianças e jovens em risco | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Intervenção social | pt_PT |
dc.title | As artes e o sucesso escolar como forma de mobilização social em crianças e jovens em risco de exclusão social | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | pt_PT |