Repository logo
 
Publication

As artes e o sucesso escolar como forma de mobilização social em crianças e jovens em risco de exclusão social

datacite.subject.fosServiço socialpt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Sara
dc.contributor.authorRodrigues, Flávia Daniela Moreira
dc.date.accessioned2018-07-03T15:38:50Z
dc.date.available2018-07-03T15:38:50Z
dc.date.issued2018-05-29
dc.date.submitted2018-04
dc.description.abstractO presente relatório contempla a experiência de estágio desenvolvida na Delegação da Cruz Vermelha da Trofa, no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. Neste contexto e após o diagnóstico de necessidades, foi criado e implementado um projeto de intervenção social por via das artes e do Apoio Pedagógico, com crianças e jovens em risco de exclusão social. Este estudo visa analisar de que forma o apoio escolar e o suporte pedagógico aliado à convivência com as artes podem constituir-se como métodos de intervenção positivos neste tipo de população. Durante vários meses foram realizadas, duas vezes por semana, sessões de Apoio Pedagógico onde foi estimulada a aquisição de técnicas e métodos de estudo a serem implementados no quotidiano, de forma a que os participantes pudessem esclarecer dúvidas e contar com uma retaguarda sólida a nível escolar. Semanalmente realizavam-se também sessões da Oficina das Artes onde foram realizadas várias atividades artísticas, ao nível das artes plásticas, da expressão dramática e da música. A metodologia privilegiada na recolha de informação foi a observação participante, através da participação direta e ativa nas sessões e atividades, a disponibilização de informação por parte da instituição acolhedora, bem como a recolha de informação junto dos participantes e das famílias através do diálogo, de inquéritos e de entrevistas. Para registar a informação foram usadas notas de campo, formulários de registo de observação, de sumários e de assiduidade e as sessões e atividades foram registadas através de fotografias. Os resultados obtidos confirmam que as crianças e jovens participantes no projeto não tinham possibilidade de usufruir desta base, não lhes sendo permitido realizar estas atividades por outros meios e, confirmam ainda que estas sessões promovem o desenvolvimento de competências, nomeadamente, confiança e segurança em si próprios, assim como estimulam a autonomia na realização de tarefas, a criatividade e imaginação e o desenvolvimento de capacidades de expressão verbal, corporal e plástica.pt_PT
dc.identifier.tid201959275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23225
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrianças e jovens em riscopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.titleAs artes e o sucesso escolar como forma de mobilização social em crianças e jovens em risco de exclusão socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Serviço Social do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Flávia Daniela Moreira Rodrigues.pdf
Size:
5.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: