Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.42 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório contempla a experiência de estágio desenvolvida na Delegação da Cruz Vermelha da Trofa, no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social.
Neste contexto e após o diagnóstico de necessidades, foi criado e implementado um projeto de intervenção social por via das artes e do Apoio Pedagógico, com crianças e jovens em risco de exclusão social.
Este estudo visa analisar de que forma o apoio escolar e o suporte pedagógico aliado à convivência com as artes podem constituir-se como métodos de intervenção positivos neste tipo de população.
Durante vários meses foram realizadas, duas vezes por semana, sessões de Apoio Pedagógico onde foi estimulada a aquisição de técnicas e métodos de estudo a serem implementados no quotidiano, de forma a que os participantes pudessem esclarecer dúvidas e contar com uma retaguarda sólida a nível escolar. Semanalmente realizavam-se também sessões da Oficina das Artes onde foram realizadas várias atividades artísticas, ao nível das artes plásticas, da expressão dramática e da música.
A metodologia privilegiada na recolha de informação foi a observação participante, através da participação direta e ativa nas sessões e atividades, a disponibilização de informação por parte da instituição acolhedora, bem como a recolha de informação junto dos participantes e das famílias através do diálogo, de inquéritos e de entrevistas. Para registar a informação foram usadas notas de campo, formulários de registo de observação, de sumários e de assiduidade e as sessões e atividades foram registadas através de fotografias.
Os resultados obtidos confirmam que as crianças e jovens participantes no projeto não tinham possibilidade de usufruir desta base, não lhes sendo permitido realizar estas atividades por outros meios e, confirmam ainda que estas sessões promovem o desenvolvimento de competências, nomeadamente, confiança e segurança em si próprios, assim como estimulam a autonomia na realização de tarefas, a criatividade e imaginação e o desenvolvimento de capacidades de expressão verbal, corporal e plástica.
Description
Keywords
Crianças e jovens em risco Sucesso escolar Arte Pedagogia Intervenção social