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O impacto das capacidades dinâmicas no ensino superior politécnico público português
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Simões, Jorge Manuel Marques | |
| dc.contributor.advisor | Loureiro, Rúben Joaquim Pinto | |
| dc.contributor.author | Imaginário, Ana Catarina Ruivo | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-31T11:46:59Z | |
| dc.date.available | 2025-01-31T11:46:59Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.description.abstract | O ambiente organizacional apresenta, nestes últimos anos, fortes mudanças de mercado. Estas mudanças são demonstradas na competitividade e na necessidade de transformação das abordagens de gestão estratégicas, e daí processa-se o tema principal, o surgimento das capacidades dinâmicas e, como estas podem ser benéficas para o sucesso das organizações. O objetivo principal das capacidades dinâmicas é estimar o processo de novas capacidades no meio organizacional. As capacidades dinâmicas podem ser consideradas habilidades dinâmicas desenvolvidas numa aprendizagem contínua, isto é, no desenrolar de novas competências instituídas na organização, com o propósito de diversificação no mercado, e assim alcançar vantagens competitivas. As Instituições de Ensino Superior, tal como as outras organizações, apresentam mudanças nos seus ambientes de gestão estratégica. Posto isto, o objetivo geral desta investigação é identificar qual é o impacto das capacidades dinâmicas nas características das presidências e direções dos Institutos Superiores Politécnicos Públicos no Distrito de Santarém (IPSantarém e IPT), compreender os fatores e condicionantes que estão inerentes à resistência à mudança, e em que medida encaram a mesma como fator de sucesso para ambas as instituições. Para a obtenção de dados, foi escolhido o método por entrevista, face ao paradigma qualitativo da investigação. Sendo que, no paradigma qualitativo, as questões são relacionadas com a forma como os indivíduos enfrentam determinadas situações. No processo de análise das respostas obtidas a partir das entrevistas efetuadas, conclui-se que efetivamente as capacidades dinâmicas estão presentes, em ambas as instituições. Porém, a mudança não poderá ser drástica, assim menos aceite vai ser e, consequentemente, proporcionará mais problemas na sua implementação. Deve-se introduzir pouco a pouco as alterações feitas, para ultrapassar a resistência à mudança | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203872916 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54112 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Capacidades Dinâmicas | pt_PT |
| dc.subject | Transformação Organizacional | pt_PT |
| dc.subject | Vantagem Competitiva | pt_PT |
| dc.subject | Inovação | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
| dc.title | O impacto das capacidades dinâmicas no ensino superior politécnico público português | pt_PT |
| dc.title.alternative | estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |
