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O impacto das capacidades dinâmicas no ensino superior politécnico público português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Jorge Manuel Marques
dc.contributor.advisorLoureiro, Rúben Joaquim Pinto
dc.contributor.authorImaginário, Ana Catarina Ruivo
dc.date.accessioned2025-01-31T11:46:59Z
dc.date.available2025-01-31T11:46:59Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO ambiente organizacional apresenta, nestes últimos anos, fortes mudanças de mercado. Estas mudanças são demonstradas na competitividade e na necessidade de transformação das abordagens de gestão estratégicas, e daí processa-se o tema principal, o surgimento das capacidades dinâmicas e, como estas podem ser benéficas para o sucesso das organizações. O objetivo principal das capacidades dinâmicas é estimar o processo de novas capacidades no meio organizacional. As capacidades dinâmicas podem ser consideradas habilidades dinâmicas desenvolvidas numa aprendizagem contínua, isto é, no desenrolar de novas competências instituídas na organização, com o propósito de diversificação no mercado, e assim alcançar vantagens competitivas. As Instituições de Ensino Superior, tal como as outras organizações, apresentam mudanças nos seus ambientes de gestão estratégica. Posto isto, o objetivo geral desta investigação é identificar qual é o impacto das capacidades dinâmicas nas características das presidências e direções dos Institutos Superiores Politécnicos Públicos no Distrito de Santarém (IPSantarém e IPT), compreender os fatores e condicionantes que estão inerentes à resistência à mudança, e em que medida encaram a mesma como fator de sucesso para ambas as instituições. Para a obtenção de dados, foi escolhido o método por entrevista, face ao paradigma qualitativo da investigação. Sendo que, no paradigma qualitativo, as questões são relacionadas com a forma como os indivíduos enfrentam determinadas situações. No processo de análise das respostas obtidas a partir das entrevistas efetuadas, conclui-se que efetivamente as capacidades dinâmicas estão presentes, em ambas as instituições. Porém, a mudança não poderá ser drástica, assim menos aceite vai ser e, consequentemente, proporcionará mais problemas na sua implementação. Deve-se introduzir pouco a pouco as alterações feitas, para ultrapassar a resistência à mudançapt_PT
dc.identifier.tid203872916
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54112
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCapacidades Dinâmicaspt_PT
dc.subjectTransformação Organizacionalpt_PT
dc.subjectVantagem Competitivapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.titleO impacto das capacidades dinâmicas no ensino superior politécnico público portuguêspt_PT
dc.title.alternativeestudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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