Repository logo
 
Publication

Relação entre a escola e a família:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Tânia
dc.contributor.authorArsénio, Joana
dc.date.accessioned2023-07-28T10:20:33Z
dc.date.available2023-07-28T10:20:33Z
dc.date.issued2023-06-30
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e apresenta as práticas desenvolvidas em contexto Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática escolhida para a investigação foi a relação escola e família, que tem sido abordada por muitos investigadores, revelando que esta relação contém vantagens para o progresso da criança e para o seu desempenho escolar, tornando-se pertinente desenvolver uma investigação em torno da participação das famílias em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação visou perceber, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, como são percebidas as vantagens e desafios do envolvimento e participação das famílias para o desenvolvimento da criança, pela docente e pelos encarregados de educação. Deste modo, a questão de partida do presente trabalho de investigação é “Quais os contributos da participação das famílias em contexto escolar para as aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico?” Com aquele propósito foram delineados três objetivos gerais: perceber a importância da relação escola e família para o desempenho dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender a relação entre o contexto familiar e o contexto escolar e analisar o envolvimento e participação das famílias no percurso escolar dos alunos. No estudo participaram os alunos da turma, os Encarregados de Educação e a Professora Cooperante. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se por uma metodologia mista, aplicando-se inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, uma entrevista à Professora Cooperante, tendo sido ainda mobilizados os registos da observação realizada ao longo do período de estágio. Em conclusão foi possível aferir que os encarregados de educação consideram que a participação e envolvimento na vida escolar dos seus educandos são importantes para o sucesso escolar, que os mesmos mantêm uma relação positiva com a docente cooperante envolvendo-se, ao ambiente escolar, como também que a comunicação entre os vários intervenientes no percurso escolar dos alunos é essencial para uma boa aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid203332180pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45825
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelação escola/famíliapt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectProfessorapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleRelação entre a escola e a família:pt_PT
dc.title.alternativeparticipação e envolvimento no percurso escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Arsénio.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: