Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre a escola e a família:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Joana Arsénio.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e apresenta as práticas desenvolvidas em contexto Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática escolhida para a investigação foi a relação escola e família, que tem sido abordada por muitos investigadores, revelando que esta relação contém vantagens para o progresso da criança e para o seu desempenho escolar, tornando-se pertinente desenvolver uma investigação em torno da participação das famílias em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação visou perceber, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, como são percebidas as vantagens e desafios do envolvimento e participação das famílias para o desenvolvimento da criança, pela docente e pelos encarregados de educação. Deste modo, a questão de partida do presente trabalho de investigação é “Quais os contributos da participação das famílias em contexto escolar para as aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico?” Com aquele propósito foram delineados três objetivos gerais: perceber a importância da relação escola e família para o desempenho dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender a relação entre o contexto familiar e o contexto escolar e analisar o envolvimento e participação das famílias no percurso escolar dos alunos. No estudo participaram os alunos da turma, os Encarregados de Educação e a Professora Cooperante. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se por uma metodologia mista, aplicando-se inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, uma entrevista à Professora Cooperante, tendo sido ainda mobilizados os registos da observação realizada ao longo do período de estágio. Em conclusão foi possível aferir que os encarregados de educação consideram que a participação e envolvimento na vida escolar dos seus educandos são importantes para o sucesso escolar, que os mesmos mantêm uma relação positiva com a docente cooperante envolvendo-se, ao ambiente escolar, como também que a comunicação entre os vários intervenientes no percurso escolar dos alunos é essencial para uma boa aprendizagem.

Description

Keywords

Relação escola/família Envolvimento parental Professora Alunos Família Ensino Aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue