Repository logo
 
Publication

Promoção das competências da matemática funcional em jovem com síndrome de Williams

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorOliveira, Olga Cristina Coelho de
dc.date.accessioned2018-09-04T10:41:37Z
dc.date.available2018-09-04T10:41:37Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente estudo assume uma natureza qualitativa, de cariz interpretativo e design de investigação-ação. O foco de estudo passa por desenvolver um conjunto de atividades que promovam num jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), mais concretamente Síndrome de Williams, competências matemáticas funcionais. Essas atividades centram-se concretamente nas transações monetárias. Foi delineado um plano de intervenção que contemplou as expetativas do aluno e da família, a individualização, o seu nível de funcionalidade, bem como a sua aplicabilidade nos mais variados contextos de vida. As atividades que decorreram deste plano surgiram no âmbito da Matemática Funcional, componente do Currículo Específico Individual (CEI). As atividades desenvolvidas tiveram como base um conjunto de estratégias de investigação-ação e ocorreram numa fase inicial na sala de aula e, posteriormente, em contextos do quotidiano do aluno, tais como a pastelaria e o supermercado. De acordo com os resultados obtidos, pôde constatar-se que as aprendizagens promovidas através do desenvolvimento de competências funcionais específicas se revelaram profícuas na evolução da compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, tais como o dinheiro e tudo o que a ele está inerente (troco, valor unitário e valor total, etc.). Todas estas atividades visam a sua aplicação em situações reais que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia pessoal e social do aluno. Este estudo, tal como outros, vem comprovar que os alunos com e sem DID atribuem mais significado a experiências educativas centradas na realidade. Além disso, estas revelam-se fundamentais na promoção de competências funcionais que apoiam a inclusão social.pt_PT
dc.identifier.tid201960087pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24050
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSíndrome de Williamspt_PT
dc.subjectMatemática Funcionalpt_PT
dc.subjectTransações monetáriaspt_PT
dc.titlePromoção das competências da matemática funcional em jovem com síndrome de Williamspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
OLGA_OLIVEIRA.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: