Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.13 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo assume uma natureza qualitativa, de cariz interpretativo e design de investigação-ação. O foco de estudo passa por desenvolver um conjunto de atividades que promovam num jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), mais concretamente Síndrome de Williams, competências matemáticas funcionais. Essas atividades centram-se concretamente nas transações monetárias. Foi delineado um plano de intervenção que contemplou as expetativas do aluno e da família, a individualização, o seu nível de funcionalidade, bem como a sua aplicabilidade nos mais variados contextos de vida. As atividades que decorreram deste plano surgiram no âmbito da Matemática Funcional, componente do Currículo Específico Individual (CEI). As atividades desenvolvidas tiveram como base um conjunto de estratégias de investigação-ação e ocorreram numa fase inicial na sala de aula e, posteriormente, em contextos do quotidiano do aluno, tais como a pastelaria e o supermercado.
De acordo com os resultados obtidos, pôde constatar-se que as aprendizagens promovidas através do desenvolvimento de competências funcionais específicas se revelaram profícuas na evolução da compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, tais como o dinheiro e tudo o que a ele está inerente (troco, valor
unitário e valor total, etc.). Todas estas atividades visam a sua aplicação em situações reais que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia pessoal e social do aluno. Este estudo, tal como outros, vem comprovar que os alunos com e sem DID atribuem mais significado a experiências educativas centradas na realidade. Além disso, estas revelam-se fundamentais na promoção de competências funcionais que apoiam a
inclusão social.
Description
Keywords
Síndrome de Williams Matemática Funcional Transações monetárias