Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
852.22 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A simulação é uma prática que permite representar parte da realidade, com menor ou maior fidelidade, dependendo da parametrização dos modelos adoptados, pelo que as múltiplas aplicações evidenciam a sua crescente importância.
Nas Forças Armadas (FFAA) o recurso à simulação tem vindo a adquirir maior expressão na área do treino militar pela capacidade de colmatar algumas deficiências que, de outra forma, seriam difíceis de replicar em condição real, nomeadamente em circunstâncias em que o risco é demasiado elevado. Adicionalmente, a sua prática ao exigir menores recursos financeiros permite compensar as limitações orçamentais que se têm verificado na defesa e condicionam o treino militar.
No entanto, é necessário perceber que o treino militar com recurso à simulação, não poderá ser uma modalidade que substitua o treino real, mas sim encarada como uma prática que o complementa, pelo que é fundamental identificar a política de simulação militar. Deste modo, o contributo da investigação passa pela resposta à seguinte questão central: - Em Portugal, que política de simulação militar pode ser implementada como recurso de treino das FFAA?
Para o efeito, adoptou-se como metodologia o método hipotético-dedutivo, sendo o tema desenvolvido em seis partes: Introdução; Análise das capacidades de simulação das FFAA; Mercado da simulação militar; Contributo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e União Europeia (EU); Análise da política de simulação existente nas FFAA; e, Conclusões e proposta.
Na introdução é efectuado o enquadramento do tema. Numa segunda parte é feito o levantamento das plataformas de simulação disponíveis nas FFAA para treino militar, onde se conclui que a actual situação poderá ser melhorada. De seguida, são analisados os mercados nacional e internacional numa perspectiva de identificar as capacidades mais adequadas às necessidades de treino com recurso à simulação. Neste contexto, considera-se que existem no mercado novos conceitos cuja capacidade deverá ser adquirida.
Em continuação, é identificado o possível contributo da OTAN e da UE, no âmbito da simulação, para o treino militar, realçando-se o forte contributo da OTAN nesta matéria. Posteriormente, a análise é orientada no sentido de identificar a necessidade de implementar uma política de simulação conjunta para as FFAA, reconhecendo-se haver vantagens de desenvolver princípios orientadores sobre esta matéria.
Por último, são apresentadas as conclusões onde se destaca o contributo das novas tecnologias na área da simulação como potenciador do treino militar nas FFAA, os conceitos emergentes deste sector e os procedimentos para o desenvolvimento de uma política de simulação. Para a concretização das acções preconizadas considera-se importante que, ao nível do EMGFA, seja elaborado um estudo e definidas as linhas orientadoras. Para o efeito é proposta uma redacção com este conteúdo. Abstract: Simulation is a practice that offers the possibility to represent reality, with more or less fidelity depending upon the model parameterization being adopted. As a result of the simulation’s multi-applications it has been evident its growing importance.
In the Armed Forces simulation use has attained a vast expression in the area of military training due to the capability to overcome some requirements very difficult to solve or replicate in the real world, namely in circumstances where risk precludes the practice of certain actions during the regular training. Additionally, simulation requires less financial resources which is a positive contribute to balance the budget constraints that are negatively interfering with military training.
Nevertheless, it’s necessary to understand that military training making use of simulation it’s not a substitute of live training, but a practice to complement it. Consequently, it’s essential to identify the military simulation policy that best fits the needs of ours Armed Forces. For that reason, the present investigation’s contributes should be correlated with the answer of the following central question: In Portugal, which military simulation policy should be implemented as a resource for the Armed Forces training?
So, in order to progress with the study, the hypothetic deductive method has been adopted and the thematic was developed in six parts: Introduction; Analysis of the Armed Forces Simulation capabilities; Military simulation market; NATO and EU contributes; Analysis of the existing Armed Forces simulation policy; and, Conclusions and proposal.
In the introduction, an overall view of the area under discussion is presented. In the second part, the simulation platforms being used for training purposes in the Armed Forces are scrutinized, and we may conclude that the actual situation has room for improvements.
Following, the national and international simulation’s markets are analysed, looking through a perspective to identify the most suitable capabilities that fits the training regarding simulation use. In this context, we consider that there are new concepts in the market that should be acquired.
In continuation, NATO and EU contributes are identified, regarding simulations issues, that might be useful for military training purposes. It is noticeable that NATO has a positive approach to this question, offering a substantial support for the country members. On the other hand, EU doesn’t have, currently, any involvement with this theme.
The fifth part of the investigation, the analysis is oriented to figure out if a joint simulation policy is required for the Armed Forces. It is recognized that implementation of joint guidelines is required in order to efficiently conduct the military training, when the option is to make use of simulation platforms.
Finally, conclusions are presented highlighting the new technologies contribute handed to the simulation domain as a resource for military training; the emergent concepts in the sector; and, the guidelines for simulation policy development.
In order to implement the identified actions, it is recognized that a study, at the higher level of the Armed Forces structure, should be made with precise guiding principles. For this propose, a draft of these principles are presented as a proposal in this document.
Description
Keywords
Ambiente sintético Distributed training Embedded training Realidade virtual Simulação