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CuidaDaMente: exploração do mindfulness e do ioga na educação pré-escolar e no 1ºCEB
| dc.contributor.advisor | Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980- | |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Lara Doutel | |
| dc.date.accessioned | 2024-11-15T12:17:02Z | |
| dc.date.available | 2024-11-15T12:17:02Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | O bem-estar e o envolvimento devem estar presentes em qualquer contexto educativo, pois as crianças apenas aprendem e têm bons resultados se se encontrarem emocionalmente estáveis podendo expressar livremente as suas emoções e se existir um clima motivador e interessante (Laevers, 2014). O mindfulness e o ioga têm assumido um importante contributo na promoção da estabilidade emocional, atenção focalizada das crianças, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social (Amundsen, et al, 2020). O estudo presente neste relatório, desenvolvido durante os estágios curriculares, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa centrou-se na implementação de atividades de mindfulness e ioga com crianças em jardim de infância (fase exploratória do estudo) e com um grupo de 6 participantes de uma turma de 4º ano de uma escola de 1ºCEB, com idades entre os 9 e os 11 anos, pretendendo dar respostas às seguintes questões de partida “Que estratégias de meditação e ioga se podem adequar às crianças no quotidiano dos seus contextos educativos?“ e “O que pensam as crianças sobre as experiências de mindfulness e ioga?”. A metodologia utilizada foi de Investigação-ação e mobilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados, nomeadamente notas de campo, registos fotográficos e grelhas de observação do bem-estar e comportamentos durante as sessões, recolha das produções das próprias crianças (desenhos e textos) e a entrevista semi-estruturada . Concluiu-se que as atividades de mindfulness e ioga são potenciadoras de bem-estar, transmitindo calma, relaxamento e alegria. Além disso, o feedback das crianças sobre essas práticas é muito positivo e observou-se uma melhoria na relação professora-estagiária/crianças. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203721764 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52805 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Bem-Estar | pt_PT |
| dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
| dc.subject | Mindfulness | pt_PT |
| dc.subject | Atenção Plena | pt_PT |
| dc.subject | Meditação | pt_PT |
| dc.subject | Ioga | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º CEB | pt_PT |
| dc.title | CuidaDaMente: exploração do mindfulness e do ioga na educação pré-escolar e no 1ºCEB | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
