Repository logo
 
Publication

CuidaDaMente: exploração do mindfulness e do ioga na educação pré-escolar e no 1ºCEB

dc.contributor.advisorChélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-
dc.contributor.authorRibeiro, Lara Doutel
dc.date.accessioned2024-11-15T12:17:02Z
dc.date.available2024-11-15T12:17:02Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO bem-estar e o envolvimento devem estar presentes em qualquer contexto educativo, pois as crianças apenas aprendem e têm bons resultados se se encontrarem emocionalmente estáveis podendo expressar livremente as suas emoções e se existir um clima motivador e interessante (Laevers, 2014). O mindfulness e o ioga têm assumido um importante contributo na promoção da estabilidade emocional, atenção focalizada das crianças, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social (Amundsen, et al, 2020). O estudo presente neste relatório, desenvolvido durante os estágios curriculares, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa centrou-se na implementação de atividades de mindfulness e ioga com crianças em jardim de infância (fase exploratória do estudo) e com um grupo de 6 participantes de uma turma de 4º ano de uma escola de 1ºCEB, com idades entre os 9 e os 11 anos, pretendendo dar respostas às seguintes questões de partida “Que estratégias de meditação e ioga se podem adequar às crianças no quotidiano dos seus contextos educativos?“ e “O que pensam as crianças sobre as experiências de mindfulness e ioga?”. A metodologia utilizada foi de Investigação-ação e mobilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados, nomeadamente notas de campo, registos fotográficos e grelhas de observação do bem-estar e comportamentos durante as sessões, recolha das produções das próprias crianças (desenhos e textos) e a entrevista semi-estruturada . Concluiu-se que as atividades de mindfulness e ioga são potenciadoras de bem-estar, transmitindo calma, relaxamento e alegria. Além disso, o feedback das crianças sobre essas práticas é muito positivo e observou-se uma melhoria na relação professora-estagiária/crianças.pt_PT
dc.identifier.tid203721764pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52805
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBem-Estarpt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectAtenção Plenapt_PT
dc.subjectMeditaçãopt_PT
dc.subjectIogapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º CEBpt_PT
dc.titleCuidaDaMente: exploração do mindfulness e do ioga na educação pré-escolar e no 1ºCEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LARA_RIBEIRO.pdf
Size:
6.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: