Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

CuidaDaMente: exploração do mindfulness e do ioga na educação pré-escolar e no 1ºCEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LARA_RIBEIRO.pdf6.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O bem-estar e o envolvimento devem estar presentes em qualquer contexto educativo, pois as crianças apenas aprendem e têm bons resultados se se encontrarem emocionalmente estáveis podendo expressar livremente as suas emoções e se existir um clima motivador e interessante (Laevers, 2014). O mindfulness e o ioga têm assumido um importante contributo na promoção da estabilidade emocional, atenção focalizada das crianças, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social (Amundsen, et al, 2020). O estudo presente neste relatório, desenvolvido durante os estágios curriculares, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa centrou-se na implementação de atividades de mindfulness e ioga com crianças em jardim de infância (fase exploratória do estudo) e com um grupo de 6 participantes de uma turma de 4º ano de uma escola de 1ºCEB, com idades entre os 9 e os 11 anos, pretendendo dar respostas às seguintes questões de partida “Que estratégias de meditação e ioga se podem adequar às crianças no quotidiano dos seus contextos educativos?“ e “O que pensam as crianças sobre as experiências de mindfulness e ioga?”. A metodologia utilizada foi de Investigação-ação e mobilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados, nomeadamente notas de campo, registos fotográficos e grelhas de observação do bem-estar e comportamentos durante as sessões, recolha das produções das próprias crianças (desenhos e textos) e a entrevista semi-estruturada . Concluiu-se que as atividades de mindfulness e ioga são potenciadoras de bem-estar, transmitindo calma, relaxamento e alegria. Além disso, o feedback das crianças sobre essas práticas é muito positivo e observou-se uma melhoria na relação professora-estagiária/crianças.

Description

Keywords

Bem-Estar Envolvimento Mindfulness Atenção Plena Meditação Ioga Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º CEB

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue