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O recrutamento para as Forças Armadas para o regime de contrato.

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Abstract(s)

A introdução do serviço efetivo em regime de contrato, obrigou as Forças Armadas a cativar os recursos humanos necessários para ingresso nas fileiras, recorrendo, para isso à utilização das redes sociais. O presente estudo procura analisar o atual modelo de utilização das Redes Sociais Online para o recrutamento em regime de contrato, nas Forças Armadas, com vista a apresentar subsídios para criação de um modelo conjunto e integrado, que envolva a Defesa Nacional e os Ramos. Foi assim adotada uma estratégia de investigação mista, com recolha de dados a partir de entrevistas semiestruturadas a diversas entidades, nacionais e estrangeiras, com responsabilidades no recrutamento e na utilização de Redes Sociais Online, e de um inquérito por questionário, dirigido a candidatos às Forças Armadas. Com base em indicadores de atratividade e à luz do conceito de comunicação integrada, foram identificadas e analisadas potencialidades e vulnerabilidades decorrentes da atual utilização das Redes Sociais Online, no âmbito do recrutamento. Conclui-se da necessidade da existência de um plano de comunicação integrado, da escolha criteriosa das plataformas e conteúdos adaptados aos diversos públicos-alvo, da importância do passa-palavra na decisão de candidatura e da necessidade de equipas de gestão das redes, competentes e empenhadas. Abstract: The ending of conscription, and adoption of a contract-based model for the military service, has led the military to recruit human resources to the ranks, using the social media to fulfil this purpose. This study aims to analyse the current model of the use of social media for recruitment, within the Armed Forces, in order to present contributions for a joint and integrated model, that involves the National Defense and the Branches. To achieve this goal, a mixed research strategy was adopted, collecting data from semi-structured interviews to national and foreign entities, responsible for the recruitment and use of social media, and a questionnaire survey directed to applicants of the Armed Forces. Based on organizational attractiveness, and considering the concept of integrated communication, the potentialities and vulnerabilities arising from the current use of social media for recruitment were analysed. This investigation concludes that there is a need for an integrated communications plan, a careful choice of platforms/channels and contents according to the different target audiences, the importance of word-of-mouth when deciding to enlist, and the need for competent and committed management teams.

Description

Keywords

Recrutamento Redes Sociais Online Comunicação integrada Atratividade organizacional Marca do empregador Passa-palavra Recruitment Social media Integrated communications Organizational attractiveness Employer branding Word-of-mouth

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