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Abstract(s)
Era uma vez... assim começam todas as histórias que marcaram a nossa vida. É de modo a marcar a vida das pessoas que nasce o storytelling, que as empresas, atualmente, utilizam com o intuito de se relacionar com o cliente, de modo a que este se identifique com a história da organização.
É devido ao aumento da valorização do storytelling que é importante averiguar o modo como uma empresa recorre a esta ferramenta de marketing de forma a realizar a sua comunicação nomeadamente por via digital.
O desenvolvimento das tecnologias, e a grande utilização das redes sociais no dia-a-dia das pessoas e das empresas levaram ao desenvolvimento deste trabalho. Desta feita, o principal objetivo deste estudo é entender o modo como uma empresa realiza a sua comunicação digital através do storytelling em mercados B2B, tendo em conta o contexto empírico da investigadora, a Creative Lemons.
Com o intuito de compreender a estratégia da empresa, deu-se enfoque a duas grandes temáticas, sendo estas a comunicação digital e o storytelling, ocorrendo um cruzamento de ambas. De forma a realizar este estudo elegeu-se uma abordagem qualitativa, uma vez que se tratou de um estudo de caso. Esta abordagem metodológica recorreu à análise de conteúdo de entrevistas, à análise à comunicação via redes sociais da organização e à exploração da presença da marca na imprensa. Através desta, destacaram-se a forma como a empresa comunica e, essencialmente, para quem comunica, salientando os fatores diferenciadores da mesma, levando estes ao maior envolvimento com o público.
Esta investigação notabilizou o papel do storytelling para a comunicação das organizações que atuam em mercados B2B, uma vez que este é de extrema importância para aproximar os clientes das empresas.
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Keywords
Storytelling Histórias Redes sociais Comunicação digital Estratégia Empresas Público-alvo Envolvimento B2B