Publication
As atitudes dos professores do 1º ciclo do ensino básico relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2012-07-25T10:09:42Z | |
dc.date.available | 2012-07-25T10:09:42Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe-se caracterizar as atitudes dos docentes do ensino básico do 1.º ciclo relativamente à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) nas escolas regulares. Pretendemos identificar a opinião destes docentes face à inclusão dos alunos com N.E.E., quanto às competências, capacidades e comportamentos destes alunos, procurando verificar se existem diferenças nas atitudes dos docentes em três zonas distintas de Portugal, a saber: Funchal, Porto e Lisboa. Procedemos a uma revisão da literatura para clarificar determinados conceitos, tais como: Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.); educação inclusiva/inclusão; crenças e atitudes e representações sociais dos professores. Optámos por um estudo de natureza quantitativa. Elaborámos questionários escritos para recolha de dados pessoais e profissionais numa primeira parte, e de atitudes numa segunda parte. A amostra é constituída por um total de cento e oitenta e seis (186) professores que leccionam nas três zonas mencionadas acima, estando os indivíduos da amostra divididos da seguinte forma: cinquenta e cinco (55) professores pertencem a escolas do Funchal, setenta e três (73) pertencem a escolas do Porto e, por fim, os restantes cinquenta e oito (58) pertencem a escolas de Lisboa. O objectivo do estudo consiste em conhecer quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão, tentado relacionar, por exemplo, a idade, o sexo ou os anos de serviço com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes das escolas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2439 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Comportamento do professor | por |
dc.title | As atitudes dos professores do 1º ciclo do ensino básico relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |