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Abstract(s)
O presente estudo propõe-se caracterizar as atitudes dos docentes do ensino básico do 1.º ciclo relativamente à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) nas escolas regulares. Pretendemos identificar a opinião destes docentes face à inclusão dos alunos com N.E.E., quanto às competências, capacidades e comportamentos destes alunos, procurando verificar se existem diferenças nas atitudes dos docentes em três zonas distintas de Portugal, a saber: Funchal, Porto e Lisboa.
Procedemos a uma revisão da literatura para clarificar determinados conceitos, tais como: Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.); educação inclusiva/inclusão; crenças e atitudes e representações sociais dos professores.
Optámos por um estudo de natureza quantitativa. Elaborámos questionários escritos para recolha de dados pessoais e profissionais numa primeira parte, e de atitudes numa segunda parte. A amostra é constituída por um total de cento e oitenta e seis (186) professores que leccionam nas três zonas mencionadas acima, estando os indivíduos da amostra divididos da seguinte forma: cinquenta e cinco (55) professores pertencem a escolas do Funchal, setenta e três (73) pertencem a escolas do Porto e, por fim, os restantes cinquenta e oito (58) pertencem a escolas de Lisboa.
O objectivo do estudo consiste em conhecer quais as variáveis que influenciam as atitudes dos professores face à inclusão, tentado relacionar, por exemplo, a idade, o sexo ou os anos de serviço com as atitudes mais ou menos favoráveis apresentadas pelos docentes das escolas.
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Keywords
Necessidades educativas especiais Integração escolar Comportamento do professor