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Esta pesquisa aborda os desafios enfrentados pela educação indígena em Itaipava do Grajaú-MA, em meio à diversidade étnica e cultural do Brasil. Objetiva-se compreender as dificuldades e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino nas comunidades indígenas, considerando a importância da educação como ferramenta de transformação social e preservação cultural. A realidade das aldeias indígenas reflete uma série de obstáculos que impactam diretamente o acesso e a qualidade do ensino, exigindo uma análise detalhada e ações concretas para enfrentar esses desafios. Objetiva-se compreender as dificuldades e propor soluções para melhorar a qualidade do ensino nas comunidades indígenas. Adotou-se uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos. Foram utilizadas técnicas como observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental para coletar e analisar dados. A pesquisa identificou altas taxas de evasão escolar, baixo desempenho acadêmico e escassez de recursos e infraestrutura adequados nas escolas indígenas de Itaipava do Grajaú. Os resultados evidenciam a urgência de políticas educacionais inclusivas e sensíveis à diversidade cultural, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada para os profissionais de educação. Conclui-se que a melhoria da qualidade da educação indígena requer ações efetivas para enfrentar os desafios identificados, visando garantir o acesso equitativo à educação e preservar a identidade cultural dos povos indígenas.
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Keywords
formação de professores escola inclusão educação
