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Avaliação da eficiência das universidades europeias

dc.contributor.advisorGouveia, Maria do Castelo Baptista
dc.contributor.advisorHenriques, Carla Margarida Saraiva de Oliveira
dc.contributor.authorCardoso, Rodrigo Miguel Mota
dc.date.accessioned2025-01-02T16:51:23Z
dc.date.embargo2025-11-26
dc.date.issued2024-11-25
dc.description.abstractA COVID-19 trouxe mudanças significativas para o ensino superior, desafiando as universidades a adaptarem-se rapidamente a novas formas de ensino e de gestão de recursos. A transição para o ensino remoto, aliada às restrições orçamentais, colocou à prova a eficiência das instituições, forçando-as a rever processos, maximizar a utilização de recursos e garantir a qualidade do ensino e da investigação durante esta crise pandémica. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a eficiência do ensino superior europeu durante a crise pandémica, identificando ineficiências nas universidades europeias e analisando o impacto que a pandemia teve sobre elas. Para atingir este objetivo, foi selecionada uma amostra de 30 universidades europeias, nos anos de 2019 e 2020, abordando duas perspetivas: operacional e financeira. A metodologia utilizada para medir a eficiência das universidades foi a Value-Based Data Envelopment Analysis, desenvolvida por Gouveia, Dias e Antunes (2008), complementada por um Índice de Produtividade Total dos Fatores, que permitiu medir a variação da produtividade ao longo do tempo. Os resultados obtidos sugerem que a crise pandémica poderá ter tido um impacto positivo na eficiência das universidades. Na perspetiva operacional, em 2019, foram identificadas 16 universidades eficientes, número que aumentou para 19 em 2020. Na perspetiva financeira, 17 instituições foram consideradas eficientes em 2019, aumentando para 18 em 2020. Os dados indicam que, em tempos de crise pandémica, para alcançar a eficiência operacional, as universidades devem minimizar o número de estudantes de doutoramento e maximizar o número de licenciados e graduados em mestrados e mestrados integrados. No plano financeiro, a eficiência poderá ser alcançada através da minimização das despesas de capital, já que a transição para o ensino remoto reduz os custos com eletricidade, água e outros serviços operacionais.pt_PT
dc.identifier.tid203775511pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53408
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectValue Based DEApt_PT
dc.subjectOperacionalpt_PT
dc.subjectFinanceiropt_PT
dc.titleAvaliação da eficiência das universidades europeiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPublicar o trabalho em revistas científicas a curto e médio prazopt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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